Detalhes do Documento

O contributo dos manuais de física para o enriquecimento conceptual dos alunos

Autor(es): Neves, Paula cv logo 1 ; Valadares, Jorge cv logo 2

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/1327

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Ensino das ciências; Aprendizagem significativa; Constructivismo; Manuais escolares


Descrição
Trabalho apresentado no II Encontro Iberoamericano sobre Investigação Básica em Educação em Ciências, Burgos, Espanha, Setembro de 2004. Aceite para publicação na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências após novo processo de arbitragem Resumo: Este artigo refere-se a uma pesquisa realizada no âmbito dos manuais escolares de Física. Com base na consulta de uma ampla bibliografia proveniente de diversos países e nas nossas próprias reflexões e práticas, assentámos em determinadas ideias básicas que consideramos importantes na aprendizagem significativa da Física. Em seguida, com base nestas ideias, partimos para a definição de determinadas dimensões de análise de conteúdo que nos permitiram atingir uma proposta de um instrumento de avaliação da qualidade didáctica dos manuais da disciplina de Física. Após um processo de validação facial deste instrumento com recurso a um painel de especialistas, foi o mesmo ensaiado com um capítulo dos três manuais de Física do 9º ano de escolaridade mais adoptados no ano lectivo de 1999-2000. O instrumento revelou-se suficientemente objectivo e, ao mesmo tempo, permitiu-nos algumas constatações importantes acerca dos manuais analisados que serão referidas nesta comunicação. Estamos conscientes que o objectivo de se alcançar um instrumento único de análise da qualidade dos manuais de uma disciplina científica, seja esta qual for, é uma tarefa complicada e porventura utópica. Por isso, de modo algum temos a pretensão de ter alcançado esse objectivo. Mas acreditamos que vale a pena expormos o instrumento produzido e as ideias a ele subjacentes a uma análise crítica construtiva de professores e/ou investigadores na área do ensino das ciências. Abstract: This article refers to research undertaken in the ambit of Physics’ manuals. Based on a reading of a wide bibliography, from several countries, and on our own reflection and practice, we agreed on some basic ideas which we consider important for meaningful Physics’ learning. Based on these ideas, we defined some content analysis dimensions that allowed us to propose an instrument for an evaluation of the didactic quality of Physics’ manuals. After a process of validation by a group of specialists, this instrument was tested on the same Physics’ unit of the three most adopted books for the 9th year of education, in 1999-2000. The instrument was shown to be sufficiently objective and, at the same time, it allowed us to reach some important conclusions concerning the analysed manuals that we refer in this communication. We are conscious that the objective of constructing an universal instrument for the analyse of the quality of all manuals of any scientific discipline is a complicated task and perhaps utopian. So, we don’t pretend to have reached that objective. But we believe that is worth to expose the instrument and the ideas underlying it to constructive critical analysis by science teachers and researchers.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia