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Fundamentação epistemológica da teoria da aprendizagem significativa

Autor(es): Valadares, Jorge cv logo 1

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/1326

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Ciências da educação; Aprendizagem; Métodos de aprendizagem; Aprendizagem significativa


Descrição
Comunicação apresentada no V Encuentro Internacional Sobre Aprendizage Significativo, Madrid 11 al 15 de Septiembre de 2006 Nesta comunicação partimos do princípio de que não é possível dissociar teoricamente qualquer teoria de aprendizagem de uma visão epistemológica. Disso se deu conta Piaget que afirmou claramente que qualquer teoria da aprendizagem decente envolve considerações epistemológicas (cit. Matthews, 1998, p. 2). E pretendemos discutir a seguinte questão: que epistemologia poderá servir de fundamento à Teoria da Aprendizagem Significativa no seu estado actual? Na obra «The Practice of Constructivism in Science Teaching» (1998), da American Association for the Advancement of Science podemos ler: “há uma aceitação generalizada do construtivismo. O construtivismo representa uma mudança de paradigma na educação científica”. Por outro lado, a TAS, pela sua natureza aponta para uma pedagogia manifestamente construtivista. E, como muito bem reconhecem Niaz et al. (2003, p. 787), não é possível implementar uma pedagogia construtivista sem uma epistemologia construtivista subjacente. Mas que construtivismo? Há diversas formas ou «sabores» de construtivismo. Qual delas deveremos adoptar? Esta é a questão que pretendemos debater, partindo do princípio de que Joseph Novak tem a sua própria resposta para ela, que importa conhecer, discutir e, se possível, completar…
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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