Author(s):
Regadas, Pedro Miguel dos Santos
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/3240
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Desporto de aventura; 796.5(043); 371.38(043)
Description
Atualmente, assistimos ao desenvolvimento de uma cultura em que o meio
ambiente e a reconciliação com a natureza são um dos valores centrais. Neste
contexto, a crescente importância das práticas desportivas na ocupação dos
tempos livres de recreação e lazer fez surgir diferentes cenários no mundo do
desporto, sendo um deles as Atividades de Desporto Aventura (ADA) em meio
natural. Parte da expectativa dos praticantes destas atividades relaciona-se com a
questão destes experimentarem vários níveis de risco e excitação, numa clara
situação de autoavaliação dos limites físicos e psicológicos. No entanto é de referir
que os acidentes são um risco para as pessoas que praticam desportos de
aventura, e que é de relevante importância a perceção do risco e segurança para
todos os intervenientes nestas atividades.
Neste sentido o presente trabalho pretendeu identificar a perceção dos tipos
de risco e segurança que os praticantes em idade escolar têm nas ADA. A
metodologia utilizada envolveu a utilização de uma escala multidimensional,
estruturada em quatro dimensões, resultando num instrumento de avaliação
constituído por vinte e cinco questões de resposta aberta. Da análise dos
resultados observou-se que os alunos em estudo parecem evidenciar um elevado
nível de perceção de risco e segurança nas ADA. Para além disso, os resultados
evidenciam que praticantes com menos anos de prática e praticantes do sexo
feminino apresentam uma maior perceção do risco e noção de segurança relativo
à prática de ADA, nas quatro dimensões do modelo. Today, we witness the development of a culture in which the environment
and reconciliation with nature is a core value. In this context, the growing
importance of sports activities recreation and leisure has given rise to different
scenarios in the sports world, being one of them the Adventure Sports Activities.
Regarding this activities, the individuals expectations are related to the experience
of risk and excitement, and the knowledge of their physical and psychological
limits. However it should be noted that accidents are a risk to people who practice
adventure sports, and the perception of risk and security for all individuals in this
activities constitutes a relevant issue.
In this context the present study aimed to identify the types of risk
perception in the Adventure Sport Activities in students. The methodology involved
the use of a multidimensional scale, structured in four dimensions, resulting in an
assessment instrument consisting of twenty-five open-response questions.
Analysis of the results showed that students seem to reveal a high level of risk
perception and safety on the Adventure Sport Activities. In addition, the results
suggest that student’s with fewer years of practice and female student’s have both
a greater perception of risk and sense of security regarding the practice of
Adventure Sport Activities on the four dimensions of the model. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário