Author(s):
Portal, Maria de Nazaré Dias
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/3143
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Desporto; Crianças; Qualidades físicas; Maturação biológica; 796.012-053.6(043); 572.51-053.6(043)
Description
Este trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos de duas distintas metodologias de
formação esportiva, a Tradicional e a Maturacional, sobre as qualidades físicas de
meninos na faixa etária de 10 a 13 anos em diferentes níveis de maturação biológica e
níveis de idade cronológica. Desta forma, teve sua amostra de 240 escolares divididos,
randomicamente (por sorteio), em três grupos de 20 crianças, por faixa etária, a saber:
Grupo de treinamento tradicional (G1); Grupo de treinamento maturacional (G2) e
Grupo controle (G3). Estes grupos foram subdivididos em precoce, normal e tardio pela
avaliação da maturação biológica por Raio-X de mão e punho, com o aparelho modelo
Villa Sistem Medical (Italian) 630 ma, utilizando o Protocolo de Greulich-Pyle. Foram
avaliadas a flexibilidade (LABIFIE), a força explosiva (teste de Impulsão Vertical
Sargent Jump Test), a coordenação motora (teste de Burpee), a velocidade (Teste de 50
metros), resistência aeróbica (Teste Shuttle Run Progressivo) e agilidade (teste de
Shuttle Run). Os grupos G1 e G2 realizaram aulas de Educação Física, durante o
período de 16 (dezesseis) semanas, com frequência de 02 (duas) vezes por semana e
com a duração de 45 (quarenta e cinco) minutos cada aula, sendo 10 minutos de
aquecimento, 30 minutos de parte principal e 5 minutos de volta à calma. O grupo G3,
realizou a metodologia de formação esportiva tradicional, que preconiza a aplicação de
exercícios de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais abordam os
esportes, os jogos, as lutas, as ginásticas e as atividades rítmicas e expressivas, levando
em consideração a idade cronológica. O grupo G2, realizou atividades esportivas com
ênfase no treinamento da coordenação (psicomotricidade), da resistência muscular
localizada e da flexibilidade, onde as regras são adaptadas, as competições e os treinos
devem ter caráter lúdico, sendo considerada a maturação biológica. O G3 não recebeu
qualquer tratamento especial, a fim de servir como referência padrão às variáveis a que
se submeteram os grupos experimentais. Na análise de dados, além da estatística
descritiva foram utilizados os testes de Shapiro Wilk (normalidade), Levene
(homogeneidade) e ANOVA seguido do Post Hoc de Scheffé (comparações intra e intergrupos).
O nível de significância foi de p<0,05. observou-se que tanto o G1 quanto o G2
apresentaram diferenças significativas nas variáveis: potência, agilidade, coordenação,
velocidade, resistência aeróbica e flexibilidade quando comparadas ao G3. Nas
variáveis: velocidade, resistência aeróbica e flexibilidade, o G2 foi superior ao G1 e ao
G3 (G2>G1>G3). Na subdivisão maturacional, houve diferença significativa apenas em
algumas variáveis nas faixas etárias de 12 e 13 anos. O estudo obteve um poder do
experimento correspondente a 80%, 85%, 85% e 92%, apresentando um beta calculado
de 0,20, 015, 0,15 e 0,08 para as idades de 10, 11, 12 e 13 anos. Neste sentido, conclui-se
que a prática esportiva e de atividade física, independente da metodologia utilizada,
promove melhora no desenvolvimento de qualidades físicas essenciais para a aptidão
neuromotora. Concluindo que a metodologia de formação desportiva respeitando os
estágios maturacionais no presente estudo promoveu apresentou melhora nas variáveis
de aptidão física em meninos de 10 a 13 anos. This study aimed to evaluate the effects of two different sports training methodologies,
the traditional and maturity on the physical qualities of boys aged 10-13 years in
different levels of biological maturation and chronological age levels. Thus, had their
sample of 240 students divided randomly (by lottery), in three groups of 20 children per
age group, namely: traditional training group (G1), Group training maturity (G2) and
control group (G3). These groups were subdivided into early and late normal for the
assessment of biological maturation by X-ray of hand and wrist, with the device model
Sistem Medical Villa (Italian) 630 m, using the Greulich-Pyle Protocol. We assessed the
flexibility (LABIFIE), explosive strength (test Vertical Impulse Sargent Jump Test),
motor coordination test (Burpee), speed (Test 50 meters), aerobic endurance
(Progressive Shuttle Run Test) and agility ( shuttle run). The groups G1 and G2
performed physical education classes during the period of 16 (sixteen) weeks, with a
frequency of 02 (two) times a week and with a duration of 45 (forty five) minutes each
lesson, 10 minutes heating, the main part of 30 minutes and 5 minutes cool-down. The
G1 performed the traditional sports training methodology, which recommends the
implementation of exercises according to the National Curriculum, which address
sports, games, fights, gymnastics and rhythmic and expressive activities, taking into
account chronological age. The G2 group, conducted sports activities with emphasis on
training of coordination (psychomotor), the muscular endurance and flexibility, where
the rules are adapted, competitions and drills should be playful, considering the
biological maturation. G3 did not receive any special treatment in order to serve as the
standard reference to variables that have undergone the experimental groups. In data
analysis, and descriptive statistics were used for testing the Shapiro Wilk (normality),
Levene (homogeneity) and ANOVA followed by post hoc Scheffé's test (comparisons
within and between groups). The significance level was p <0.05. observed that both the
G1 and G2 showed significant differences in the variables: power, agility, coordination,
speed, aerobic endurance and flexibility when compared to G3. In the variables: speed,
aerobic endurance and flexibility, the G2 was higher than the G1 and G3 (G2> G1>
G3). In subdivision of maturity, there was significant difference in just a few variables
in the age of 12 and 13 years. The study was a power of the experiment corresponding
to 80%, 85%, 85% and 92%, with a beta calculated 0.20, 015, 0.15 and 0.08 at ages 10,
11, 12 and 13 years. In this sense, it is concluded that the practice of sports and physical
activity, regardless of the methodology used, promotes improvement in the
development of physical qualities essential for neuromotor fitness. Concluding that the
methodology of sports training respecting the maturational stages in this study promoted
variables showed improvement in physical fitness in boys 10 to 13 years. Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto