Autor(es):
Mesquita, Catarina Isabel Ferreira
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3088
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Supervisão pedagógica; Mediação; Mediadores dos cursos EFA; 371.13(043)
Descrição
Este trabalho de investigação tem, como principal objetivo, caracterizar os mediadores dos cursos EFA como atores de supervisão pedagógica.
No enquadramento teórico, o âmago é cruzar as diversas perspetivas sobre o conceito de mediação, o contexto dos cursos EFA e as práticas exigidas por parte dos mediadores.
Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa e interpretativa, através da técnica de entrevista, num estudo de caso, localizado numa escola do distrito de Coimbra, com o fim de obter as opiniões dos mediadores dos cursos EFA.
Os dados resultantes deste estudo empírico revelaram que há falhas nas práticas de supervisão, não há uma coerência no conceito de mediação e até na metodologia e terminologia utilizada. The main goal of this investigation work is to characterize the mediators as key players in pedagogical supervision.
Regarding the theoretical framework, it's core is to intersect the several perspectives about the mediation concept, as well as it's context concerning the EFA courses and the practices required by the mediators.
From a methodological point of view, a qualitative and interpretative approach was utilized trough the interview technique, in a case study located at a school in the Coimbra district, with the intent of obtaining opinions from the EFA courses mediators.
The data gathered from this empirical study revealed flaws in supervision practices and the absence of coherence in the concept of mediation, as well as in the methodology and terminology utilized. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica