Detalhes do Documento

Os alunos maiores de 23 anos e suas motivações para o ingresso no ensino superi...

Autor(es): Fonseca, Telma Liliana Mateus da cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2992

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Ensino superior; Motivação; Adultos; Maiores de 23 anos; Processo de Bolonha; 374.7(043)


Descrição
A Declaração de Bolonha implementou mudanças pertinentes, entre elas, a possibilidade de frequência do ensino superior relativamente a alunos maiores de 23 anos. O presente estudo procura mostrar quais as motivações que levam estes alunos a ingressarem no ensino superior após uma pausa nos seus estudos. A nossa atenção, neste trabalho, recai sobre as causas da interrupção nos estudos, as motivações, as escolhas em relação à universidade e ao curso escolhido. Com o intuito de conhecermos um pouco melhor o sistema de ensino em Portugal, abordámos a sua história, contextualizámos a educação de adultos e abordámos as mudanças introduzidas com o processo de Bolonha. A metodologia utilizada é de natureza quantitativa, baseada na técnica do inquérito por questionário e foi desenvolvida com o objectivo de compreender e analisar os motivos que levam os “alunos maiores de 23” a ingressarem no ensino superior. The declaration of Bologne, implements, strict changes, between them. The possibility for students over 23, to be allowed to do these courses. This present study, tries to show, with are the motivations that make these students apply to do a degree course, after a break in their studies. Our attention in this work falls on the causes that interrupt the studies, it's motivations that make the choices related to university and the courses chosen. As a means to get to Know better the Portuguese teaching system. We approach it's history and the context of adult education. We also discuss the changes introduced with the process of Bologne. The methodology utilized is on quantity, based on enquiries by questionnaires. This was developed with an objective to understand and analyze the reason that take students of 23 years of age to receive further education. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação de Adultos
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Loureiro, Armando Paulo Ferreira
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia