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Educação de adultos: um campo diverso de práticas...

Autor(es): Fernandes, Susana Cristina Gomes cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2931

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Educação de adultos; Formação; Aprendizagem; Práticas andragógicas; Estilo de educação; 374.7(043)


Descrição
A educação é um fenómeno presente no quotidiano humano e tem sido apontada como um direito de todo o cidadão. As pessoas, mesmo sem se aperceberem, estão sempre a aprender, a construir-se, a formar-se: isoladas ou em grupo, em todos os lugares, em todas as idades, em todas as circunstâncias e de todas as maneiras. Este trabalho de investigação desenvolveu-se no campo da educação e formação de adultos. A educação de adultos é um tema que tem transitado em muitas publicações que se destinam a abordar métodos educacionais, cuja proposta é de transpor os limites do ensino tradicional. A revisão da literatura compreendeu uma contextualização histórica sobre o conceito e evolução da educação de adultos; os pressupostos da aprendizagem dos adultos; os aspectos e princípios fundamentais da andragogia, que se fazem requisitos na educação de adultos, com vista à escolha de melhores estratégias de ensino e de aprendizagem e que conduz à abordagem das práticas de educação de adultos. As questões de pesquisa basearam-se, por isso, nestes pressupostos em que o papel tradicional do professor se desloca para novos espaços de acção e desenvolvimento, de concepções de ensino centradas no professor para concepções centradas no aluno, apropriadas para adultos. E se, na primeira parte se analisou a trajectória dos conceitos através dos tempos e como os pesquisadores os têm concebido, na segunda parte o que se pretendeu foi, tão só, saber como os educadores de adultos encaram e procedem no processo ensino/aprendizagem, se se situam mais numa lógica educacional centrada neles próprios, ou centrada nos adultos. Procedemos à recolha de dados, com a aplicação da Escala de Princípios da Aprendizagem de Adultos – PALS, de Gary J. Conti, junto de cinquenta formadores de um Centro de Formação Profissional. Os resultados indicaram que o estilo de educação da quase totalidade dos formadores (92,0%) é "centrado no formador", e não é estatisticamente significativa a influência das variáveis demográficas. Espera-se que as conclusões obtidas possam contribuir para um melhor conhecimento deste campo diverso de práticas. Education is an ever-present subject in people’s everyday life and has been appointed as a right of every citizen. People are always learning, instructing and cultivating themselves, even without noticing it: alone or in groups, anywhere, at any age, in any circumstances and manners. This essay has been developed in the scope of adult education and adult training. Adult education has been addressed in different educational publications, whose purpose is to exceed the limits of traditional teaching. The literature review included a historical background on the concept and development of adult education; the assumptions of adult learning; basic aspects and principles of andragogy, which are requirements for adult education, in order to select improved teaching and learning strategies, leading to best practices in adult education. The key questions of this research were built on these assumptions, where the traditional role of the teacher is shifting to new spaces of action and development. Also the concept of teacher-centred education has changed, becoming more and more learner-centred and appropriate for adults. In this first part, the study focused on the chronological sequence of teaching concepts, as well as on the investigators who have created them. In the second part, the goal was to find out how adult educators see and act in their teaching/learning process, if they rely on educational practices based on them or centred on adults. All information was collected by applying the Principles of Adult Learning Scale – PALS, developed by Gary J. Conti, to fifty trainers of a Vocational Training Centre. Results indicated that the style of education of nearly all trainers (92,0%) is "trainer-centred" and that the influence of demographics is not statistically significant. It is expected that the conclusions achieved may contribute to a better knowledge of this diverse field of practices. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lopes, José Pinto
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