Autor(es):
Gomes, Jerusa Botelho
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2632
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Supervisão pedagógica; Educação formal; Educação informal; 371.13(043)
Descrição
A escola reconhecida como instituição pedagógica central, promotora de aprendizagens educativas, formativas e sociológicas, assume como função principal a instrução e a transmissão de saberes. No entanto, com o passar dos anos, esses atributos encontram-se ameaçados muito pelo facto de não acompanharem as promessas da modernidade (Palhares, 2009). Por seu lado, Aretio et al (2009:159) são da opinião que “a escola não pode desaparecer, mas tem que evoluir e acompanhar as necessidades actuais da sociedade”.
Começa então, de acordo com Bernet (1998:71) a fazer sentido “o aparecimento de outros ambientes educativos que, não sendo contrários ou até mesmo alternativos, devem ser interpretados como complementares à escola”. Falamos da educação não formal que começa a ser-lhe reconhecida importância, a partir de 1967 aquando da realização da “International Conference on World Crisis in Education” em Willliamsburg, na Virgínia.
Recorrendo à educação não formal todos os indivíduos podem obter formação com o objectivo de desenvolver competências, adquirir aprendizagens significativas capazes de melhorar as condições de vida.
Este trabalho é sobre o modo como os profissionais, a exercer função num centro de estudos e num lar de infância e juventude reflectem determinados aspectos da supervisão pedagógica na sua prática e visa contribuir para uma compreensão dos seus objectivos e das principais características destes contextos não formais de educação. Alarcão (2001) diz-nos que os profissionais reflexivos devem organizar contextos de aprendizagem que valorizem um ensino de qualidade e que proporcionem momentos que favoreçam atitudes correctas tendo como objectivo o desenvolvimento global de competências.
Este estudo de caso pode, certo modo, contribuir para um desempenho profissional de maior qualidade porque qualquer educador pode, a partir dele reflectir sobre a sua prática/acção. Recognized as the principal pedagogical institution the school, an educational learning, formative and sociologic representative, assumes as main function the education and the knowledge transmission. However, over the years, these attributes are threatened by the failure to follow up the promises of modernity (Palhares; 2009). Meanwhile the opinion of Aretio et al (2009:159) are that "the school cannot disappear, but it has to evolve and follow the current society needs".
According to Bernet (1998:71) it starts to make sense "the appearance of other educational environments which are not contrary or even alternative, should be interpreted as complementary to school". We are talking about the non-formal education, which, since 1967, the importance begins to be recognized, more precisely, at the "International Conference on World Crisis in Education" in Williamsburg, Virginia.
Through non-formal education all individuals can obtain training to develop skills, acquire meaningful learning capable of improving living conditions. This work is about how the professional, operating in a studies center, childhood and in a home reflects certain aspects of their practice in order to contribute to an understanding of their objectives and the main features of this non-formal context of education.
Alarcão (2001) tells us that the reflective professionals should organize learning contexts that value quality education and provide moments that favor correct attitudes aiming the global development of skills.
This case study can, in a certain way, contribute to a higher quality professional performance since from it any educator can, reflect on their practice/action. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica