Author(s):
Guedes, Maria Paula Monteiro
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2631
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Avaliação; Ensino; Aprendizagem; Alunos; 371.26(043)
Description
A presente investigação pretende ser um estudo sobre a avaliação das aprendizagens em contexto escolar, nomeadamente, no que concerne à avaliação de diagnóstico, formativa e sumativa.
Como tal realizou-se uma fundamentação teórica sustentada em diversos investigadores que posteriormente nos ajudaram a analisar, repensar e refletir sobre a temática, tendo em conta a sua complexidade e a responsabilidade de todos os agentes educativos envolvidos.
Para melhor apreendermos a problemática da avaliação pedagógica efetuamos uma abordagem ao conceito de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa, numa organização escolar. Tentarmos perceber o valor atribuído a cada uma, numa perspetiva de sucesso dos alunos. Por isso tornaram-se para nós questões centrais:
• Que tipo (os) de avaliação é privilegiado pelos docentes do agrupamento.
• A avaliação de diagnóstico, formativa e sumativa contribui para um tipo de trabalho docente onde as práticas supervisivas são o reflexo da sua própria ação.
Metodologicamente optou-se por uma abordagem quantitativa, sendo objeto de estudo um agrupamento de escolas do distrito de vila real, envolvendo docentes do pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário.
Analisadas as respostas dos inquiridos quanto às questões centrais, constatou-se que não é tarefa fácil avaliar e que o processo avaliativo depende da maneira como os agentes educativos sentem e vivem a escola.
O fato de se privilegiar mais a avaliação formativa em relação à sumativa não põe em causa o papel do professor, mas sim, ajuda-o a centrar-se nas metas de aprendizagem e no balanço do trabalho em relação a essas metas.
No nosso estudo os inquiridos quiseram transmitir visões, preocupações, motivações e angustias sobre o processo de avaliação pedagógica para o qual a organização escolar caminha. This investigation aims to be a study on the evaluation of learning in schools, particularly with regard to diagnostic, formative and summative evaluation.
A theoretically based research by several authors was conducted, which later helped to review, rethink and reflect on the theme, taking into account its complexity and responsibility to all education agents involved.
To grasp better the issue of educational evaluation an approach was used in a school organization to the concept of diagnostic assessment, formative and summative evaluation. As an attempt to understand the value assigned to each evaluation concept, from a perspective of pupil success, important central issues were raised:
• What kind(s) of evaluation are favored by teachers of the group studied?
• The diagnostic, formative and summative evaluation contributes to a form of teaching where supervisor practices are a reflection of their own actions?
Methodologically a quantitative approach was chosen where a group of teachers from pre-school to secondary school from a group of schools in the district of Vila Real (Portugal) was surveyed by questionnaire.
In the analysis of the answers to the enquiry of respondents, it was found that it is not easy to evaluate, and the evaluation process depends on how educational agents individually feel and act in their school.
The fact that the teachers value the formative evaluation more in relation to summative evaluation does not question the teacher's role, but rather, helps them focus on the learning goals and the balance of work in relation to these goals.
In this study, the respondents wanted to transmit visions, concerns, motivations and anxieties about the process of educational evaluation and the direction in which the schooling organization is progressing. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica