Document details

Participação dos alunos federados e não federados no desporto escolar: Interacç...

Author(s): Macedo, Fernando Miguel Mineiro cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2407

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Desporto escolar; Desporto federado; 796(043); 371.38(043)


Description
O desporto na escola, seja qual for o seu modelo organizacional, não pode ignorar o movimento federado sob pena de desenvolver um desporto sem sentido (Teixeira, 2007). Deve o Desporto Escolar ser o espaço potenciador e contributivo para o aluno demonstrar capacidades e “talento” para, a nível do clube ou federação, entrar na elite desportiva. Podendo coabitar num espaço comum (a prática de actividade física regular e orientada), o Desporto Escolar e o desporto federado têm, na sua essência, preocupações distintas. Tendo em conta as necessidades que elencamos, definimos o nosso tema como a “Participação dos alunos federados e não federados no Desporto Escolar. Interacção do Desporto Escolar com os clubes”. Consideramos pertinente apostar na identificação das razões que levam as crianças e jovens a frequentar o desporto escolar e o desporto federado, comparar resultados em diferentes escolas acerca da participação no desporto escolar e federado, por parte dos alunos e identificar a relação que existe entre escola e clube, tendo em conta o aluno, enquanto objectivos que nos nortearam. Para concretizar o presente estudo, optou-se por uma metodologia quantitativa, de carácter descritivo e transversal, com a aplicação de um questionário como instrumento de recolha de dados a uma amostra populacional de 82 alunos inscritos no desporto escolar, nas escolas de 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário de Torre de Moncorvo, Mogadouro, Foz Côa e Freixo de Espada-à-Cinta e que preencheram na íntegra o questionário. Como conclusões atingidas, verificamos que a participação dos alunos para a prática do desporto escolar é influenciada pela idade, o género e o ano de escolaridade, sendo opinião dos alunos que não existe articulação entre a escola e os clubes, bem como consideram que a escolha de uma modalidade e a oferta proporcionada pelos clubes e pelas escolas estão relacionadas. Sports in school, whatever is its organizational model, cannot ignore the federated movement, which can lead in to developing a meaningless sport (Teixeira, 2007). The school sports should be a space to booster and contribute for students to demonstrate their skills and "talent" so they can enter the elite sports, according to the club or federation. Even if there is a coexistence in a common area (the practice of regular physical-oriented activity), School Sports and federated sports have, in their essence, different concerns. Taking into account the needs described, we set our theme as the "Participation of federated and unfederated students in school sports: Interaction between the school sports and the sports clubs”. We consider important to focus our work on the identification of relevant reasons for why children and young people attend school sports and federated sports; the comparison of results in different schools about students’ participation for school sports and federated sports and identify the relationship between the school and the sports club, taking into account the student: these being the objectives that guided us. To do the present study, we chose a quantitative methodology (descriptive, cross-sectional), with the application of a questionnaire as a tool, to collect data from a sample of 82 students enrolled in school sports in schools from the 2nd and 3rd cycles of Elementary and Secondary Education of Torre de Moncorvo, Mogadouro, Foz Côa and Freixo de Espada-à-Cinta and who have completed the full questionnaire. As a conclusion, we found that students’ participation for school sports is influenced by age, gender and years of schooling, and students think that there is no coordination between schools and sports clubs as well as they consider that the choice of a sport and the offers provided by clubs and schools are related. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensino Básico e Secundário
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Ágata Cristina Marques Aranha Macedo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU