Autor(es):
Mota, Stéphanie Olívia Fernandes da
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2389
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Língua espanhola; Ensino/aprendizagem; Linguística
Descrição
O presente estudo, enquadrado nas investigações em Análise de Erros da área da
Linguística Contrastiva, visa o estudo dos determinantes da língua espanhola na
Interlíngua escrita dos alunos lusófonos dos três níveis do terceiro ciclo do Ensino
Básico.
O objectivo geral deste trabalho consiste em identificar, classificar, descrever e
analisar os erros mais frequentemente cometidos pelos alunos lusófonos, a fim de
determinar quais são os aspectos linguísticos que apresentam maior dificuldade para tal
público e estabelecer as suas causas. Este trabalho pretende, igualmente, demonstrar se
existe uma evolução no uso dos determinantes na Interlíngua dos alunos ao longo dos
três anos de aprendizagem da língua espanhola.
Após esta primeira fase de estudo das produções erróneas dos discentes e a
apresentação das suas consequentes conclusões, pretende-se, através da análise dos
manuais dirigidos ao público lusófono, verificar se os materiais didácticos actuais
encontram-se deveras adequados às necessidades destes alunos e se abordam, numa
perspectiva contrastiva, as zonas linguísticas mais problemáticas anteriormente
identificadas.
Por fim, este estudo pretende apresentar algumas propostas de exploração
didáctica, para os alunos dos três níveis, elaboradas tendo em consideração as
dificuldades diagnosticadas. The present study, framed in the Error Analysis investigation in the Linguistics
Contrastive area, aims at studying the determiners of Spanish language written in
interlanguage of three levels of the third cycle of basic education Portuguese nativespeakers
students.
The main purpose of this study is to identify, classify, describe and analyze the
most common error make by the Portuguese native-speakers students, in order to
determine which linguistics aspects are more difficult for such public and establish their
causes. This study also intends to demonstrate whether there is an evolution in the use
of determiners in the student interlanguage over the three years of Spanish language
learning.
After this first phase of studying the student erroneous production and the
presentation of its findings results, we intends, through the textbook analysis addressed
to the public Portuguese native-speakers, verify that the current textbook are in fact
appropriate to the student needs and if they mention, in a contrastive perspective, the
most problematic language areas identified above.
Finally, this study aims to present some suggestion for the future didactic
investigation, concerning the student of the three levels, found. Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino
Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos
Básico e Secundário