Author(s):
Conceição, Maria Teresa Maldonado Covas de Sousa, 1963-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9983
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Desenvolvimento de competências; Ensino das ciências; Ensino por investigação; Teses de mestrado - 2013
Description
Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 Com este estudo pretendeu-se conhecer de que forma o uso de
tarefas de investigação, relacionadas com a temática Água-Terra-Ar-
Fogo, contribui para capacitar os alunos para agirem de um modo
informado no contexto onde vivem. Além disto, pretendeu-se conhecer
as dificuldades dos alunos quando realizam as tarefas de investigação, as
suas perceções sobre as aulas de ciências físicas e naturais quando
recorrem a este tipo de tarefas, e as iniciativas que consideram que
podem contribuir para a sua ação informada no contexto onde vivem.
Para se atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia que tem as
suas raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e
adotou-se como estratégia de investigação um estudo sobre a própria
prática. Participaram neste estudo vinte e um alunos de duas turmas do
8.º ano de percurso curricular alternativo, pertencentes a um meio rural.
Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados: observação
naturalista, entrevistas em grupo focado, documentos escritos e
questionários. No processo de análise, os dados foram codificados e
categorizados, utilizando-se o método do questionamento e comparação
constantes. Os resultados permitiram conhecer as dificuldades dos alunos
no domínio das competências de conhecimento processual, de raciocínio
e de comunicação, quando realizam as tarefas de investigação. Também
revelaram terem ocorrido mudanças significativas nas suas perceções
sobre as aulas de ciências físicas e naturais, relativamente às
aprendizagens em torno das questões socioambientais, às aprendizagens
que apelam ao raciocínio, à autonomia em investigar e na valorização das
suas intervenções. Os resultados deram, ainda, a conhecer quais são as
iniciativas que consideram que podem contribuir para a sua ação
informada no contexto onde vivem. À medida que os alunos realizaram
as tarefas, verificou-se uma familiarização com a estratégia de ensino e
as dificuldades evidenciadas pelos alunos foram sendo ultrapassadas,
possibilitando o desenvolvimento de competências. This study aimed to know in which way the use of investigation tasks,
related to the theme of water-earth-air-fire contributes to capacitate
students to act in an informed way within their living context. Besides, it
was intended to find out the students' difficulties when performing the
investigation tasks, their perception about classes of natural and physic
sciences when they use this type of task, and the initiatives they think can
contribute for their informed action in their living context. In order to
reach this goals, it was used a methodology with routes in qualitative
investigation with interpretative orientation and was adopted as an
investigation strategy a study about the practice itself. The participants of
the study were twenty one students from two classes in the eighth grade
of the alternative curriculum path, from a rural environment. There were
several instruments used in the collection of data: naturalistic
observation, interviews in focused groups, write documents and surveys.
In the analysis the data was codified and categorized, using the method
of constant questioning and comparison. The results allowed the
knowledge of the difficulties of the students in the domain of the skills of
processes knowledge, of thinking and communication, when doing the
investigation tasks. They also revealed significant changes in their
perception of the natural and physics sciences class, relatively to the
learning around environmental issues, learning that call on their
reasoning, autonomy in investigation and valorization of their
interventions. The results also gave knowledge about the initiatives that
they consider can contribute to their informed action within their living
context. In the course of the tasks, was verified that a familiarization whit
the teaching strategy occurred and the difficulties shown by the students
were exceeded, allowing the growth of skills.