Author(s):
Valdrez, Sandra Pinto Boleto, 1975-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9981
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Ensino por investigação; Ensino da química; Literacia científica; Ensino profissional - Portugal; Teses de mestrado - 2013
Description
Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 Este estudo teve por base a implementação de tarefas de investigação no ensino de
módulo de Química – Q2: Soluções, do Curso Profissional do Ensino Secundário.
Pretendeu-se analisar as opiniões que os alunos apresentam em relação ao ensino da
Química, as dificuldades sentidas e as potencialidades observadas na realização deste tipo
de tarefas.
Participaram 13 alunos pertencentes a uma turma do Curso Técnico Auxiliar de
Saúde, com uma média de idades de 17,4 anos. Atendendo à problemática do estudo
seguiu-se uma metodologia qualitativa. As técnicas de recolha de dados usadas foram a
observação naturalista, a entrevista em grupo focado e a análise de conteúdo de
documentos escritos.
A análise dos dados recolhidos originou o estabelecimento de várias categorias
adequadas às questões orientadoras e aos objetivos enunciados. Verificou-se que os alunos
consideram a disciplina difícil devido aos cálculos e ao raciocínio lógico. As principais
dificuldades observadas na realização deste tipo de tarefas são no âmbito da compreensão
do objetivo do trabalho, da planificação de estratégias de trabalho, da gestão do tempo e da
síntese. No entanto, os alunos realçaram que estas atividades são potenciadoras do
desenvolvimento de determinadas competências como a interpretação de textos, a
autonomia, a aquisição de conhecimento substantivo, a consciencialização dos problemas
globais e o desenvolvimento de capacidades como a comunicação e a argumentação.
Os alunos apontaram como mudanças mais significativas o facto destas tarefas lhes
permitirem “ver” o que estão a estudar e também terem uma maior interação entre todos os
intervenientes. De uma forma geral, as tarefas de investigação que envolviam visitas de
estudo e atividades práticas foram do agrado do alunos registando-se bons desempenhos, sendo da opinião dos alunos que estas se realizem pelo menos uma vez em cada módulo de
ensino.
A antipatia que os alunos apresentam pelos cálculos e raciocínios lógicos que estão
associados à disciplina de Física e Química, não foi no entanto ultrapassada com a
realização destas tarefas de investigação mesmo com o recurso a situações problemáticas
reais ou da profissão que pretendem desempenhar no futuro. A fraca autonomia dos alunos
que costumam frequentar estes Cursos Profissionais pode estar diretamente relacionada
com as dificuldades apresentadas pelos alunos no desempenho de algumas das tarefas
propostas. Será provavelmente necessário, valorizar ainda mais os Cursos Profissionais
com o objectivo do ingresso de alunos que tenham um perfil adequado, bem como,
adequar a componente prática que estes cursos devem apresentar e que é do gosto dos
alunos sem descurar o rigor científico e tecnológico. This study was based on the implementation of research tasks in a Chemistry
module - Q2: Solutions that is part of the Vocational Education program in secondary
public schools. It aimed to analyze students’ opinions about chemistry, their learning
difficulties regarding this subject and the potentialities observed in carrying out research
tasks.
Participants were 13 students enrolled in the Technical Assistant Health Course
offered by a secondary school near Lisbon. The average age was 17,4 years. In order to
achieve the proposed goal, a qualitative methodology was followed. Naturalistic
observation, focus group interview and the analysis of pupils’ written documents were the
techniques for collecting data.
Several categories were considered in order to answer to the research questions. It
was found that students consider Chemistry as a difficult subject due to the calculations
they have to perform and logical thinking. The main difficulties encountered in carrying
out the research tasks were to understand the objective, planning work strategies, time
management and synthesis. However, students emphasized that these activities potentiate
the development of specific competences such as interpreting texts, autonomy, acquisition
of substantive knowledge, awareness of global issues and the development of skills such as
communication and argumentation.
The students identified as the most significant changes the fact that these activities
allow them to “see” what they are studying and also a greater interaction among all
participants. Most of them enjoyed performing research tasks involving field trips and
practical activities. Consequently students suggested that such activities should take place
at least once in each teaching module. Students’ antipathy regarding calculations and logical reasoning remained in spite
the use of real problems linked to professional situations in the research tasks that were
developed. The weak autonomy shown by the students attending vocational courses can
usually be directly related to the difficulties felt in performing some proposed tasks.
Probably it is necessary to further enhance the vocational courses as well as to enhance the
practical component in association with adequate scientific and technological demand.