Autor(es):
Cavaco, Carmen, 1970-
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/972
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de adultos; Teses de doutoramento
Descrição
Tese de doutoramento, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 A presente investigação teve como principal objectivo a análise das lógicas de acção inerentes às ofertas de educação e formação, frequentadas por adultos pouco escolarizados. Neste trabalho, parte-se do princípio que a categoria social dos adultos pouco escolarizados engloba uma grande heterogeneidade, incluindo pessoas com idade, nível de escolaridade, situação face à actividade profissional e competências de literacia muito distintas. Na análise, tenta-se compreender de que modo as orientações políticas definidas a nível internacional (nível macro) e nacional (nível meso) influenciam as práticas de educação e formação de adultos, a nível local (nível micro). A análise da evolução da política de educação de adultos, a nível internacional e nacional, centrou-se em fontes documentais. A análise das lógicas de acção das ofertas de educação e formação frequentadas por adultos pouco escolarizados decorreu de um estudo de caso territorial, em cinco concelhos do Baixo Alentejo (Aljustrel, Castro Verde, Ourique, Almodôvar e Mértola). Na investigação analisa-se também a organização e funcionamento de três Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, devido ao carácter recente e inovador desta oferta dirigida aos adultos pouco escolarizados. A análise da intervenção dos actores locais, responsáveis pela oferta de educação e formação de adultos, permitiu a elaboração de uma tipologia constituída por cinco tipos de lógicas: ortopedia social; qualificação individual; desenvolvimento organizacional; animação/ocupação de tempos livres e intervenção comunitária. Estas lógicas de acção influenciam a organização e funcionamento da formação, a mobilização dos adultos pouco escolarizados e os resultados. A análise do dispositivo dos Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências permitiu-nos verificar a complexidade do reconhecimento, validação e certificação de competências e as tensões que lhe estão subjacentes, elementos que têm repercussões na organização e funcionamento do processo; nas metodologias, nos instrumentos, nas funções dos técnicos das equipas, nas representações e resultados do processo junto dos adultos. Cette recherche a eu comme objectif l'analyse des logiques d'action inhérentes aux offers d'éducation et de formation, fréquentées par des adultes peu scolarisés. Dans ce travail, nous considérons que la catégorie sociale des « adultes peu scolarisés» regroupe une très grande hétérogénéité y compris des personnes dont l'âge, le niveau de scolarité, la situation face à l'activité professionnelle et les compétences d'alphabétisme sont très distinctes. Dans l'analyse, on cherche à comprendre comment les orientations politiques définies au niveau international (niveau macro) et national (niveau méso) influencent les pratiques d'éducation et la formation d'adultes, au niveau local (niveau micro). L'analyse de l'évolution de la politique d'éducation d'adultes, au niveau international et national, a été centrée sur des dones documentaires. L'analyse des logiques d'action des offres d'éducation et de formation fréquentées par des adultes peu scolarisés s'appuie sur une étude de cas territorial, dans cinq mairies au Alentejo (Aljustrel, Castro Verde, Ourique, Almodôvar et Mértola). Dans cette recherche, nous analysons aussi l'organisation et le fonctionnement de trois Centres de Reconnaissance, Validation et Certification de Compétences, à cause du caractère émergeant et innovateur de cette offre, dirigée aux adultes peu scolarisés. L'analyse de l'intervention des acteurs locaux, responsables de l'offre d'éducation et de formation des adultes, a permis l'élaboration d'une typologie avec cinq types de logiques: logique d'orthopédie sociale; logique de qualification individuelle; logique de développement organisationnel; logique d'animation/occupation de temps libres et logique d'intervention communautaire. Ces logiques d'action ont des conséquences dans l'organisation et le fonctionnement de la formation, dans la mobilisation des adultes peu scolarisés et dans les résultats de la formation. L'analyse du dispositif mis en place dans les Centres de Reconnaissance, de Validation et Certification de Compétences a permis de vérifier la complexité de la reconnaissance et la validation des compétences et les tensions que lui sont sous-jacentes, éléments qui ont des répercussions dans l'organisation et le fonctionnement du processus; dans les méthodologies, dans les instruments, dans les fonctions des techniciens des équipes, dans les représentations et les résultats du processus auprès des adulte.