Document details

Porquê integrar o lápis no currículo do Ensino Básico? – Reflexão sobre problem...

Author(s): Matos, João Filipe cv logo 1 ; Pedro, Ana cv logo 2

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9585

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Currículo; Inovação; TIC; Comunidades de prática


Description
Este artigo visa reflectir sobre a problemática da integração curricular das tecnologias de modo a constituir bases para um quadro e uma agenda de investigação na área da utilização das tecnologias na educação. Tendo por base a ideia da aprendizagem como participação em práticas sociais, pretende-se refletir sobre a viabilidade e relevância em colocar o foco de discussão na análise do currículo como recurso mediador que pode contribuir para construir conhecimento na interacção entre sujeitos e artefactos, não sendo por isso completamente especificado pelo sistema educativo. A justificação desta perspectiva reside (i) na noção que a aprendizagem ocorre através do envolvimento nas práticas e não pela imposição de comportamentos específicos baseados em orientações curriculares definidas, (ii) na ideia que as crianças crescem imersas em tecnologia, como nativos digitais e, (iii) no entendimento que o foco da problemática das TIC na educação não deverá assentar na „integração curricular das TIC‟. Finalmente especificam-se três princípios para uma agenda de investigação nesta temática centrando-a nas práticas dos professores e dos alunos. This article aims to challenge the concept of integration of ICT in the curriculum in order to produce basis for a framework and an agenda for ICT in education research. Taking learning as participation in social practices, we discuss the viability and relevance of focusing the issue on the analysis of the learning curriculum as something that unfolds in opportunities for engagement in practice using the available artefacts and resources and which is not fully specified by the educational system. The rationale for those claims draws on (i) the notion that learning takes place through engagement in practices and not through the imposition of specific forms of behaviour based on prescriptive curriculum guidelines, (ii) the idea that children grow up culturally embedded in technology as digital natives, and (iii) on the notion that „integration of ICT in education‟ is a misleading formulation for the issue of using ICT in education. Finally we put forward three principles for a research agenda in the direction of focusing attention in teacher and children practices.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU