Encontrados 15 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Caracterização do perfil energético da SONAFI : Soc. Nacional de Fundição Injec...

Matos, João Filipe Marques Pinto de Mesquita e

Trabalho realizado na SONAFI-Sociedade Nacional de Fundição Injectada, S.A., sob orient. Engº Rui de Carvalho ; Tese de Mestrado Integrado. Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2011


Porquê integrar o lápis no currículo do Ensino Básico? – Reflexão sobre problem...

Matos, João Filipe; Pedro, Ana

Este artigo visa reflectir sobre a problemática da integração curricular das tecnologias de modo a constituir bases para um quadro e uma agenda de investigação na área da utilização das tecnologias na educação. Tendo por base a ideia da aprendizagem como participação em práticas sociais, pretende-se refletir sobre a viabilidade e relevância em colocar o foco de discussão na análise do currículo como recurso med...


O estudo de caso na investigação em educação - em direção a uma reconceptualização

Matos, João Filipe; Pedro, Ana

Este artigo procura refletir e consequentemente contribuir para uma reflexão em torno da ideia de estudo de caso como ‘metodologia de investigação‘. Argumentando que o estudo de caso deve ser encarado como uma forma de organização da investigação, pretende­se incidir sobre esta problemática alicerçando a argumentação numa análise ao conceito de estudo de ca...


Proof in classroom social practice

Matos, João Filipe; Rodrigues, Margarida

How does the construction of proof relate to the social practice developed in the mathematics classroom? This report addresses the role of diagrams in order to focus the complementarity of participation and reification in the process of constructing a proof and negotiating its meaning. The discussion is based on the analysis of the mathematical practice developed by a group of four 9th grade students and is ins...



De que falamos quando falamos de framework na investigação em Educação (Matemát...

Matos, João Filipe; Pedro, Neuza

Este artigo parte da necessidade de clarificação dos elementos constitutivos da investigação em educação matemática. Em particular, discute-se o papel da teoria na investigação e a noção de framework teórico, prático e conceptual adoptando a terminologia utilizada por Eisenhart. Terminamos com considerações sobre o papel do framework conceptual na investigação e a referência a necessidade de incluir o problema ...


Learning mathematics and competences: Bringing together three theoretical persp...

Matos, João Filipe; Santos, Madalena; Fernandes, Elsa; Carreira, Susana; Pedro, Neuza; Belchior, Margarida; Gerardo, Helena; Mesquita, Mônica

The symposium aims to bring into analysis and discussion a possibility of articulating and integrating theoretical concepts from Activity Theory, Situated Learning and Critical Mathematics Education in order to contribute to understanding learning in practices where mathematics and technology seem to be relevant.


The use of learning management platforms in school context - a national study

Pedro, Neuza; Soares, Francisca; Matos, João Filipe; Santos, Madalena

This report results from a national study carried out under the Project “Educational application of learning management platforms”, supported and funded by the Computers, Networks, and Internet in Schools department of the Portuguese Ministry of Education- General Directorate for Innovation and Educational Development. This report has been developed by the ICT Competence Centre of the Faculty of Sciences- Unive...


Guião de utilização de plataformas em ambientes escolares: orientações para a d...

Santos, Madalena; Pedro, Neuza; Soares, Francisca; Matos, João Filipe

Documento produzido no âmbito do Projecto “Utilização educativa de plataformas de aprendizagem” desenvolvido pelo Centro de Competência RTE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e financiado pela Equipa CRIE/ Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. ; Este guião insere-se no âmbito do apoio à utilização das plataformas de aprendizagem (por exemplo, o Moodle) enquanto: - espaços o...


Guião de utilização de plataformas em ambientes escolares: orientações para a d...

Santos, Madalena; Pedro, Neuza; Soares, Francisca; Matos, João Filipe

Documento produzido no âmbito do Projecto “Utilização educativa de plataformas de aprendizagem” desenvolvido pelo Centro de Competência RTE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e financiado pela Equipa CRIE/ Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. ; Este guião insere-se no âmbito do apoio à utilização das plataformas LMS (por exemplo, o Moodle) enquanto: - espaço de trabalho co...


15 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento






Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia