Trabalho realizado na SONAFI-Sociedade Nacional de Fundição Injectada, S.A., sob orient. Engº Rui de Carvalho ; Tese de Mestrado Integrado. Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2011
Este artigo visa reflectir sobre a problemática da integração curricular das tecnologias de modo a constituir bases para um quadro e uma agenda de investigação na área da utilização das tecnologias na educação. Tendo por base a ideia da aprendizagem como participação em práticas sociais, pretende-se refletir sobre a viabilidade e relevância em colocar o foco de discussão na análise do currículo como recurso med...
Este artigo procura refletir e consequentemente contribuir para uma reflexão em torno da ideia de estudo de caso como ‘metodologia de investigação‘. Argumentando que o estudo de caso deve ser encarado como uma forma de organização da investigação, pretendese incidir sobre esta problemática alicerçando a argumentação numa análise ao conceito de estudo de ca...
How does the construction of proof relate to the social practice developed in the mathematics classroom? This report addresses the role of diagrams in order to focus the complementarity of participation and reification in the process of constructing a proof and negotiating its meaning. The discussion is based on the analysis of the mathematical practice developed by a group of four 9th grade students and is ins...
Este artigo parte da necessidade de clarificação dos elementos constitutivos da investigação em educação matemática. Em particular, discute-se o papel da teoria na investigação e a noção de framework teórico, prático e conceptual adoptando a terminologia utilizada por Eisenhart. Terminamos com considerações sobre o papel do framework conceptual na investigação e a referência a necessidade de incluir o problema ...
The symposium aims to bring into analysis and discussion a possibility of articulating and integrating theoretical concepts from Activity Theory, Situated Learning and Critical Mathematics Education in order to contribute to understanding learning in practices where mathematics and technology seem to be relevant.
This report results from a national study carried out under the Project “Educational application of learning management platforms”, supported and funded by the Computers, Networks, and Internet in Schools department of the Portuguese Ministry of Education- General Directorate for Innovation and Educational Development. This report has been developed by the ICT Competence Centre of the Faculty of Sciences- Unive...
Documento produzido no âmbito do Projecto “Utilização educativa de plataformas de aprendizagem” desenvolvido pelo Centro de Competência RTE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e financiado pela Equipa CRIE/ Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. ; Este guião insere-se no âmbito do apoio à utilização das plataformas de aprendizagem (por exemplo, o Moodle) enquanto: - espaços o...
Documento produzido no âmbito do Projecto “Utilização educativa de plataformas de aprendizagem” desenvolvido pelo Centro de Competência RTE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e financiado pela Equipa CRIE/ Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. ; Este guião insere-se no âmbito do apoio à utilização das plataformas LMS (por exemplo, o Moodle) enquanto: - espaço de trabalho co...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |