Detalhes do Documento

Professores, alunos e recursos educativos digitais: uma investigação em análise

Autor(es): Costa, Ana Isabel cv logo 1 ; Miranda, Guilhermina Lobato cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9583

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Recurso Educativo Digital; Aprendizagem multimédia; Ensino da cor; Fenómeno da cor


Descrição
Este capítulo analisa uma investigação que desenvolveu um recurso multimédia para ensinar o fenómeno da cor a alunos do 8 º ano do ensino básico. Descrevemos a conceção e validação deste recurso e o seu impacto nos processos de ensino e aprendizagem e no conhecimento dos alunos. Este recurso foi construído especificamente para este estudo, com base no conhecimento sobre o fenômeno da cor recomendada no currículo nacional e nos princípios da teoria cognitiva da aprendizagem multimédia e da teoria da carga cognitiva. Foi realizado um estudo experimental, com um desenho quase-experimental e uma descrição do processo, onde os participantes do grupo experimental utilizaram o recurso multimédia e os do grupo de controlo os recursos tradicionais (livro de texto, a explicação da professora e exercícios), realizados no contexto das atividades de sala de aula. Foi aplicado um teste de conhecimentos no pré e no pós-teste e no follow-up, concebido propositadamente para esta investigação. Na descrição do processo foi utilizada a observação participante nos dois grupos e uma entrevista semiestruturada à professora, que também foi a mesma nos dois grupos. Os resultados da pesquisa mostram que o grupo experimental evoluiu significativamente no teste de follow-up em termos de conhecimentos sobre a cor. Quanto à descrição dos processos de ensino e de aprendizagem, verificou-se que o comportamento dos alunos e da professora foram diferentes nos dois grupos. Por exemplo, o tempo na tarefa e envolvimento dos alunos foram melhores no grupo experimental e o papel da professora foi principalmente centrado nas atividades que estavam a ser desenvolvidas pelos alunos neste grupo e em aulas expositivas no grupo de controlo. Os alunos do grupo experimental também disseram que preferiam aulas com a utilização do recurso multimédia.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia