Detalhes do Documento

Turismo sustentável: análise crítica dos rótulos sustentáveis aplicáveis aos op...

Autor(es): Almiro, Inês Fontelas, 1988- cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9220

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Turismo; Ecoturismo; Rótulos; Portugal; Teses de mestrado - 2012


Descrição
Tese de mestrado. Ecologia e Gestão Ambiental. Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2012 O Turismo é uma actividade com extrema importância na economia mundial, sendo responsável pela geração de riqueza em muitos países desenvolvidos, e em particular em países em desenvolvimento. No entanto, estão-lhe associados impactos negativos a nível social, ambiental, cultural e económico, que levam uma parte dos consumidores a afastar-se das formas de turismo mais convencionais. É possível minimizar estes impactos, atrair mais consumidores e aumentar a competitividade através da aplicação dos princípios do desenvolvimento sustentável ao sector do turismo. Uma ferramenta para o fazer são os rótulos sustentáveis, isto é, mecanismos de certificação baseados no cumprimento de critérios ambientais, sociais, económicos e culturais. Os operadores turísticos têm um papel central na indústria do turismo, por serem responsáveis pelas escolhas de facilidades e destinos de grande parte dos turistas. Por essa razão, a aplicação de práticas sustentáveis nas suas operações pode ter um efeito à escala mundial, sendo os rótulos sustentáveis um meio para atingir esse fim. Assim, o presente estudo propunha-se a conhecer a oferta actual internacional de rótulos sustentáveis aplicáveis a organizações que exerçam a actividade de operador turístico, em particular em Portugal, e avaliar a disponibilidade e capacidade do sector português para adoptar esta ferramenta. Foram identificados 143 rótulos a nível internacional, sendo que apenas 9 se aplicam a operadores turísticos no contexto português. Foi efectuada uma comparação dos requisitos exigidos por cada um deles, tendo-se posteriormente construído uma nova lista de 337 requisitos com base nessa comparação, específica para organizações portuguesas que exercem actividade de operadores turísticos. Foram efectuados inquéritos a estas organizações, tendo-se observado um desinteresse geral por parte das mesmas, e a consumidores de turismo, que demonstraram uma disponibilidade significativa à introdução destas ferramentas no mercado. Verificou-se ser necessário uma maior consciencialização do sector de forma ao mesmo acolher estes mecanismos, que vão permitir o aumento da sustentabilidade no mesmo. Tourism is an industry of extreme importance in the world economy, being responsible for generating wealthy in many developed countries, and in particular in developing countries. However, it is the cause of many negative impacts of social, environmental, cultural and economic nature, leading to the withdrawal of many consumers from conventional forms of tourism. It is possible to minimize these impacts, attract more consumers and raise the competitiveness through the application to the tourism sector of the principles of sustainable development. A tool to accomplish that goal is the sustainable labels, a certification mechanism based on the fulfilling of environmental, social, economic and cultural criteria. Tour operators have a central role in the tourism industry, as they are responsible for the choices of a great majority of the tourists in terms of facilities and destinies. So, the application of sustainable practices in their operations may have a worldwide effect, being the sustainable labels a way to reach that purpose. Therefore, the present study aims to acknowledge the currently existent international sustainable labels that apply to organizations that work as tour operators, in particular in Portugal, and evaluate the availability and capacity of the Portuguese sector to adopt this tool. Were identified 143 labels at an international level, but only 9 apply to tour operators in the Portuguese context. A comparison was carried out between the criteria required by each of these labels, and based on that comparison, a new list of criteria of 337 items was constructed, specific to Portuguese organizations that work as tour operators. Also questionnaires were sent by e-mail to these organizations, whom demonstrated an overall disinterest, and to consumers, whom demonstrated a significant availability to the introduction of these tools in the market. It was possible to acknowledge that it is necessary to raise more awareness in the sector so that it can welcome these mechanisms that will allow it to increase its sustainability.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Guerreiro, José, 1958-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia