Autor(es):
Costa, Carla Cristina Jorge Gonçalves da, 1971-
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9098
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): E-learning; Tecnologias da informação e da comunicação; Interdisciplinaridade; Trabalho colaborativo; Teses de mestrado - 2013
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 Para o estudo da interdisciplinaridade no âmbito das aprendizagens em
modalidade de e-learning, é relevante investigar em primeira mão o que pensam os
professores, quais as suas conceções e práticas, de forma a podermos contribuir para
que mais professores adiram a esta forma de organização do ensino e da aprendizagem.
Partindo da convicção de que a interdisciplinaridade pode ser um meio de
responder às exigências da sociedade em que vivemos, pretendemos contribuir para a
caracterização do professor interdisciplinar em termos das suas práticas, identificando
constrangimentos e oportunidades que se colocam às suas experiências
interdisciplinares com uso de tecnologias em e-learning.
O objetivo do estudo é compreender o entendimento sobre a
interdisciplinaridade de um conjunto de docentes envolvidos em projetos colaborativos
em que as tecnologias assumem papel importante.
Trata-se de uma investigação qualitativa de cariz fenomenológico baseada numa
amostra por conveniência de cinco professores do ensino básico e secundário em que
utilizámos a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha e análise de dados.
Em termos de resultados constata-se que, numa perspetiva interdisciplinar em elearning,
é na concretização e valorização da metodologia de projeto colaborativo que
podemos compreender o que carateriza um professor interdisciplinar. Esta investigação
mostrou igualmente, através dos depoimentos destes cinco entrevistados, que o trabalho
interdisciplinar em e-learning promove o desenvolvimento das competências na literacia
digital e também as competências curriculares, uma vez que o e-learning facilita os
processos de comunicação e integração de meta-pontos de vista sobre as temáticas de
aprendizagem. For the study of interdisciplinarity in learning within e-learning activities, it is
important to investigate and produce firsthand results about teachers’ thinking, what are
their conceptions and practices, so that we can contribute to the appropriation from most
teachers to this form of organization of teaching and learning.
From this idea and conviction that the interdisciplinarity can be a way to meet
the requirements of the society in which we live, we want to find out what characterizes
an interdisciplinary teacher in terms of their practices, constraints and opportunities
facing the practice of interdisciplinarity with technologies and how e-learning can help
to promote those practices.
In this line, the objective of the study is to understand how a set of teachers
involved in collaborative projects with technologies assume an important
interdisciplinary role on this alternative way of structuring the process of teaching and
learning in schools.
It is a qualitative research phenomenological study, based on a convenience
sample of five teachers, in which we used a semi-structured interview as a tool for data
collection and analysis.
In terms of results it seems clear that, in an interdisciplinary perspective on elearning,
it is in the implementation and enhancement of collaborative design
methodology, since the process to the product, that we can understand the
interdisciplinary teacher. It turns out that it is an evolutionary process, dependent on the
technological skills that are acquired.
This research also shows, through the voice of the five respondents that
interdisciplinary working based on e-learning promotes gradually the development of
skills in digital literacy and learning skills, as well as that e-learning and communication
processes facilitate the integration of reflective views on learning issues.