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Perspetivas de docentes do ensino básico e secundário sobre práticas interdisci...

Autor(es): Costa, Carla Cristina Jorge Gonçalves da, 1971- cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9098

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): E-learning; Tecnologias da informação e da comunicação; Interdisciplinaridade; Trabalho colaborativo; Teses de mestrado - 2013


Descrição
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 Para o estudo da interdisciplinaridade no âmbito das aprendizagens em modalidade de e-learning, é relevante investigar em primeira mão o que pensam os professores, quais as suas conceções e práticas, de forma a podermos contribuir para que mais professores adiram a esta forma de organização do ensino e da aprendizagem. Partindo da convicção de que a interdisciplinaridade pode ser um meio de responder às exigências da sociedade em que vivemos, pretendemos contribuir para a caracterização do professor interdisciplinar em termos das suas práticas, identificando constrangimentos e oportunidades que se colocam às suas experiências interdisciplinares com uso de tecnologias em e-learning. O objetivo do estudo é compreender o entendimento sobre a interdisciplinaridade de um conjunto de docentes envolvidos em projetos colaborativos em que as tecnologias assumem papel importante. Trata-se de uma investigação qualitativa de cariz fenomenológico baseada numa amostra por conveniência de cinco professores do ensino básico e secundário em que utilizámos a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha e análise de dados. Em termos de resultados constata-se que, numa perspetiva interdisciplinar em elearning, é na concretização e valorização da metodologia de projeto colaborativo que podemos compreender o que carateriza um professor interdisciplinar. Esta investigação mostrou igualmente, através dos depoimentos destes cinco entrevistados, que o trabalho interdisciplinar em e-learning promove o desenvolvimento das competências na literacia digital e também as competências curriculares, uma vez que o e-learning facilita os processos de comunicação e integração de meta-pontos de vista sobre as temáticas de aprendizagem. For the study of interdisciplinarity in learning within e-learning activities, it is important to investigate and produce firsthand results about teachers’ thinking, what are their conceptions and practices, so that we can contribute to the appropriation from most teachers to this form of organization of teaching and learning. From this idea and conviction that the interdisciplinarity can be a way to meet the requirements of the society in which we live, we want to find out what characterizes an interdisciplinary teacher in terms of their practices, constraints and opportunities facing the practice of interdisciplinarity with technologies and how e-learning can help to promote those practices. In this line, the objective of the study is to understand how a set of teachers involved in collaborative projects with technologies assume an important interdisciplinary role on this alternative way of structuring the process of teaching and learning in schools. It is a qualitative research phenomenological study, based on a convenience sample of five teachers, in which we used a semi-structured interview as a tool for data collection and analysis. In terms of results it seems clear that, in an interdisciplinary perspective on elearning, it is in the implementation and enhancement of collaborative design methodology, since the process to the product, that we can understand the interdisciplinary teacher. It turns out that it is an evolutionary process, dependent on the technological skills that are acquired. This research also shows, through the voice of the five respondents that interdisciplinary working based on e-learning promotes gradually the development of skills in digital literacy and learning skills, as well as that e-learning and communication processes facilitate the integration of reflective views on learning issues.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Matos, João Filipe, 1950-
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