Author(s):
Correia, Sandrina Carvalho
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9077
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Desenvolvimento de páginas web; Educação para a cidadania - Portugal; Investigação-acção; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, 2013 O desafio “roteiros pela cidadania” consistiu no desenvolvimento de páginas
web estáticas, ao longo da prática de ensino supervisionada, no âmbito do mestrado
em ensino de informática. O desafio foi influenciado pela utilização das tecnologias
móveis, na sala de aula, e pala introdução da componente transversal da educação
para a cidadania, como tema do sítio web a ser desenvolvido pelos alunos.
O objetivo principal foi promover aprendizagens (construção do
conhecimento) nos alunos sobre as várias fases do desenvolvimento das páginas web
estáticas. Toda a ação de planear, atuar, observar e refletir os objetivos, as tarefas e o
contexto da prática de ensino supervisionada foi influenciado pelo paradigma da
investigação-ação e pela teoria de fluxo de Mihaly Csikszentmihalyi.
A integração das tecnologias móveis e da educação para a cidadania foram
enquadradas através da criação de tarefas, que promoveram o envolvimento dos
alunos, na criação de um roteiro turístico da cidade de Alverca; na sua
georreferenciação e posterior inclusão nas aplicações Google Maps e Google Earth.
A georreferenciação foi realizada durante uma visita de estudo à cidade, com recurso
aos smartphones e a aplicação Andando. O roteiro foi adaptado para as pessoas com
necessidades especiais, a nível motor e visual, através da identificação de barreiras à
mobilidade e da disponibilização de fotografias e vídeos que as documentem.
Os alunos, na grande maioria, gostaram do desafio e a análise dos dados
sugerem que os objetivos propostos foram satisfatoriamente atingidos, com especial
atenção para alguns alunos que conseguiram satisfatoriamente vivenciar experiências
de fluxo. This report was prepared as part of the requirements for supervised teaching
practice and the master degree in the teaching of computer science. The primary
objective of the intervention was to promote students learning about different stages
of the development of static web pages. A pedagogical challenge "Roteiros pela
Cidadania" was developed and implemented for secondary/professional students in
Alverca, Portugal. The challenge used development of static web pages in a context
that incorporated mobile technologies in the classroom and a transversal citizenship
education component--the principal theme of the website developed by students.
The planning, observation, implementation and reflection on teaching
practice was based on the paradigm of action research methodology and on
Csikszentmihalyi's theory of flow.
The integration of mobile technologies and citizenship education were framed
by creating tasks promoting students involvement in the creation, geotagging and
publication on Google Maps and Google Earth of Alverca’s touristic itinerary.
Geotagging was performed during a city study visit, using smart phones and
the Andando application. The itinerary was adapted for people with visual and motor
special needs. Students identified barriers to mobility and published photographs and
videos.
Most students enjoyed the challenge. Data analysis suggest that both the
learning objectives and the secondary action-research objectives (achieving flow
experiences) were successfully achieved.