Document details

Avaliação em Educação: Uma Discussão de Algumas Questões Críticas e Desafios a ...

Author(s): Fernandes, Domingos cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8998

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Avaliação Educacional; Teoria da Avaliação; Epistemologia da Avaliação; Avaliação e Qualidade; Avaliação Formal; Avaliação Informal; Avaliação como Transdisciplina


Description
Neste artigo discutiram-se quatro questões críticas da avaliação: a) avaliação formal e informal; b) a avaliação como (trans)disciplina; c) avaliação e qualidade; e d) avaliação e discernimento pragmático. A finalidade da discussão era contribuir para desenvolver práticas de avaliação que possam responder melhor aos desafios dos sistemas educacionais. A discussão pareceu mostrar que a avaliação a desenvolver nos próximos anos tem que ser um processo com melhor integração teórica e melhor articulação entre diferentes visões epistemológicas e metodológicas que influenciam as práticas avaliativas. De igual modo, mostrou que, cada vez mais, a avaliação tem que ser um esforço partilhado por investigadores e avaliadores da diversidade de disciplinas que sejam indispensáveis para descrever, analisar e interpretar a realidade a avaliar. Four critical questions on evaluation have been discussed in this paper: formal and informal evaluation; b) evaluation as a transdiscipline; c) evaluation and quality; and d) evaluation and pragmatic discernment. The aim was to contribute to the development of evaluation practices, which can provide better responses to the educational systems challenges. The discussion showed that evaluation, in the coming years will become a process with better theoretical integration and different perspectives, bringing an impact on evaluation practices. Also, the discussion has shown the importance of bringing new disciplines to be shared by the researchers.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU