Autor(es):
Teixeira, Cristina Isabel Fernandes, 1979-
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8643
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação contínua de professores; Desenvolvimento profissional - Professores; Ensino básico (1º ciclo); Teses de mestrado - 2013
Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 A presente dissertação aborda o domínio da formação contínua de professores,
mais especificamente o da avaliação das ações de formação, focando-se o nosso estudo
nos efeitos percebidos pelos formandos. Para o estudo selecionámos uma das ações de
formação inseridas no Programa de Formação Contínua em Matemática para
Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (PFCM), criado pelo Despacho conjunto
nº 812/2005 do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior, que estabelece como sua finalidade última a melhoria das aprendizagens dos
alunos e o desenvolvimento de uma atitude positiva face à Matemática.
A escolha desta ação relaciona-se com o caráter inovador do PFCM,
nomeadamente por este pretender desenvolver atividades de formação que integrem as
práticas dos professores, interligando a vertente do saber matemático e a vertente do
saber didático e pedagógico e por considerar que o processo formativo deve partir da
experiência profissional dos professores, criando espaços de experimentação e reflexão
conjunta sobre as práticas e a partir delas e articulando-se com as caraterísticas dos
alunos.
O estudo que realizámos envolveu sete formandos, professores do 1º ciclo, que
frequentaram uma das ações, organizadas por uma instituição de ensino superior na área
da Grande Lisboa e pretendeu conhecer as perspetivas dos formandos relativamente aos
efeitos percebidos da ação na sua prática educativa. A recolha dos dados foi feita por
meio de entrevistas individuais semi diretivas.
A análise de conteúdo das entrevistas permitiu salientar que, na perceção destes
formandos, a formação teve aspetos muito positivos, sendo muito valorizada a
supervisão das aulas e a reflexão conjunta dos formandos e formadores. Na sua ótica, a
formação levou à ocorrência de mudanças em algumas conceções dos professores,
nomeadamente sobre o papel do aluno na aprendizagem, e ao alargamento e renovação
do conhecimento sobre metodologias de ensino para a Matemática. Na sua opinião a
formação, de que foram sujeito e objeto, para além de aquisições pontuais diversas,
promoveu o seu desenvolvimento profissional como professores do 1º ciclo. The present dissertation focuses on teachers’ continuing Professional
development courses, specifically on their perceived outcomes.
For the study it was selected one course on the Programa de Formação
Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (PFCM),
created by the Despacho conjunto nº 812/2005 do Ministério da Educação e do
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, that establishes as its ultimate
goal the improvement of the students learning acquisitions and the development of a
positive attitude towards Mathematics.
The choice of this specific course was based on the fact that PFCM is an
innovative Program that intends to include teachers’ practices, interconnecting the
knowledge of Mathematical facts and the pedagogical knowledge. And, also for
considering that teachers’ development should be based on their experience and their
collective reflexions about their own practices and the knowledge of their students.
The study involved seven elementary school teachers, that attended the course,
organized by a Higher Education Institution in Lisbon and its major goal was to
understand the course perceived effects by the teachers on their own practices. The data
was collected through individual semi directed interviews.
It was established that the teachers found the course had many positive aspects,
however the class supervisions and the collective reflexions were considered the most
important aspects of the course. From their point of view, the course changed some of
their conceptions, such as: the role of the student on the learning process; and the
broadening of their knowledge over methods to teach mathematics.
More importantly the teachers felt that beyond the occasional learning
acquisition the course promoted their professional development as elementary school
teachers.