Author(s):
Caetano, Eldimar de Souza
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8640
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação contínua de professores; Desenvolvimento profissional - Professores; Teses de doutoramento - 2013
Description
Tese de doutoramento, Educação (Administração e Política Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 Este estudo teve como objetivo compreender e analisar as representações de formação contínua, constituídas ao longo do percurso de desenvolvimento profissional docente de dezesseis professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Vitória-ES – Brasil. Em seu desenvolvimento, dois programas de formação – Parâmetros em Ação e PROFA – se apresentaram tanto como via de acesso às profissionais quanto de análise de instrumentos de ação pública que regulam as políticas de formação contínua em âmbito nacional e municipal. Buscou em Moscovici, Jodelet, Vala, Rangel, dentre outros autores, a fundamentação para compreensão e discussão acerca da Teoria das Representações Sociais e em estudos desenvolvidos por Josso, Pineau, Dominicé, Nóvoa respaldo para utilização das narrativas (auto)biográficas como abordagem teórico-metodológica. Aconteceu de março de 2009 a dezembro de 2010. Para melhor compreensão do processo de constituição do estudo, optou-se por organizar o texto em cinco capítulos: o primeiro busca situar o estudo pela revisão de bibliografia, abordando as análises e contextos das políticas públicas como ação pública, inerentes à constituição do ser humano e às suas formas de organização social, bem como as perspectivas acerca de formação, formação de adultos, formação contínua, desenvolvimento profissional e sobre a teoria das representações sociais; o segundo capítulo situa o lócus de atuação, descrevendo e inscrevendo-o em seus aspectos políticos, organizacionais, históricos, geográficos, social, em sua inter-relação com as esferas administrativas; o terceiro capítulo refere-se ao percurso metodológico; o quarto trata da apresentação, análises e interpretação dos dados; o quinto capítulo encerra com a discussão dos dados e a conclusão do trabalho. Percebeu-se, pela via das narrativas das professoras, que a configuração dos programas de formação contínua como instrumentos de políticas públicas, nos contextos em que decorre sua apropriação pelos múltiplos atores, é ampliada para a esfera de ação pública. Nesse movimento, as professoras representam a formação contínua como ancoragem necessária do território desconhecido ao conhecido e como objetivação de imagens e símbolos à realidade; a formação contínua, assim, vai tomando uma dimensão de necessidade intrínseca às professoras em seu processo de desenvolvimento profissional. This study aimed to understand and analyze the representations of the need of continued formation, sought over the course of teacher professional development of sixteen elementary school teachers of, Rede Municipal de Ensino de Vitória- E.S. - Brasil. In its development, two training programs - Parameters in Action and PROFA - both presented themselves as a gateway to both professional and analysis tools for public action policies that regulate the need for continuing education at national and municipal levels. Sought in Moscovici, Jodelet, Vala, Rangel, among other authors to understand the reasoning and discussion of the social representations theory and studies developed by Josso, Pineau, Dominicé, Nóvoa support for use of (auto) biographical approach narratives as theoretical and methodological. This study was observed through the period of March 2009 to December 2010. To better understand the process of which consisted the study, the text was then organized into five chapters: the first seeks to situate the study by reviewing literature, addressing the analysis and public policy contexts like public action inherent in the constitution of the human being and their forms of social organization as well as perspectives on training, adult education, continued education, professional development and on the theory of social representations, the second chapter situates the locus of action, describing and applying it in political , organizational, historical, geographical, social, and their interrelation with the administrative spheres, the third chapter, then refers to the methodological approach and the fourth deals with the presentation, analysis and interpretation of data; the fifth chapter concludes with a discussion of the data obtained and the conclusion of such. It was then noticed, through the narratives of the teachers, the setting of continuous training programs as instruments of public policy, in contexts which run its ownership by multiple actors, and is extended to the sphere of public action. In this movement, the teachers represent continued formation as required, for it anchores both the unfamiliar and familiar territory as the objectification of images and symbols to reality, so the training is therefore taking a dimension of intrinsic need for teachers in their professional development process.