Author(s):
Grilo, Margarida Maria Monteiro Marçal, 1970-
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8517
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação de professores - Portugal; Comunicação intercultural; Multiculturalismo; Ensino básico (1º ciclo); Teses de mestrado - 2012
Description
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O presente estudo teve como motivação a análise e compreensão da
formação ministrada nas Escolas Superiores de Educação, face à exigência de
entender e gerir a situação de multiculturalidade, ocorrida na composição da
sociedade portuguesa, e que trouxe alterações significativas nos públicos escolares
e novas exigências aos agentes do sistema educativo.
Efectivamente, após a descolonização, face à entrada de Portugal no espaço da
Comunidade Europeia e à crescente globalização planetária, a população escolar, até aí
relativamente homogénea, ressalvada apenas a diferença do estatuto sócio-económico,
conheceu uma diversidade cultural significativa.
Face a esta nova situação, que requer uma capacidade de diagnóstico e de
intervenção, logo, de novas competências científicas e pedagógicas dos professores,
pareceu-nos de muito interesse realizar uma investigação, no sentido de conhecer a
perspectiva formativa das ESE,s face a este novo desafio.
Assim, colocamos como eixo da nossa investigação, a seguinte questão de
partida:
- os conteúdos das unidades curriculares de formação assegurado corresponde
às novas exigências em presença?
No intuito de conhecer a perspectiva e as posições dos investigadores na área da
problemática em presença, nomeadamente o reconhecimento do direito à diversidade
cultural e à urgência da construção de uma sociedade intercultural, recorri ao método de
investigação bibliográfica, não apenas para identificar os itens mais recorrentes, mas
para conhecer o conteúdo dos conceitos seleccionados. Constitui a 1ª parte desta
dissertação. Corresponde ao «enquadramento teórico».
Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: a) programas da totalidade das
unidades curriculares ministrados na ESE, (a nível de licenciatura e de mestrado); b)
entrevistas a professores docentes c) entrevista a um informante qualificado.
A metodologia usada foi basicamente: investigação bibliográfica, pesquisa documental
(programas disponibilizados) e análise de conteúdo ( no que respeita aos dados
constantes nas entrevistas. Optou-se por amostragem de Escolas Superiores de Educação (Centro e Sul do
País) para recolha dos conteúdos das unidades curriculares; igualmente se procedeu, por
amostragem, para a realização das entrevistas.
Seguidamente, procedeu-se à análise de dados dos documentas obtidos. Para os
programas, usámos o método quantitativo, com o objectivo de verificar a existência ou
não da abordagem do tema Interculturalidade nos conteúdos programáticos. Tendo em
vista a obtenção de resultados sobre o tema, nos currículos de formação, esta análise foi
feita a partir das directrizes Sim, Não e Subliminarmente.
A informação fornecida pelas entrevistas foi tratada pelo método de análise de
conteúdo. Constituiu a II e III partes desta investigação.
A partir do tratamento dos documentos obtidos, foram apresentadas as
conclusões que, no essencial, revelam que, não obstante o reconhecimento unívoco da
necessidade de uma educação para a interculturalidade, a prática é ainda incipiente e
parcimoniosa. This study was motivated by the analysis and understanding of the education in
Higher Schools of Education, given the requirement to understand and manage the
status of multiculturalism of Portuguese society, which brought significant changes in
students’ population and new demands on agents of the education system.
Indeed, after decolonization, the entry of Portugal within the European
Community and the planetary globalization, the school population, till then relatively
homogeneous, with exception of socio-economic status, experienced a significant
cultural diversity.
This new social context required a capacity for diagnosis and intervention, new
scientific and educational abilities of teachers, which led our investigative interest to
identify the changes in teacher training in Higher Schools of Education to face the new
challenge.
Given this situation our investigation was led by following problem: the contents
of the curricular units of training provided by Higher Schools of Education meets the
new requirements?
In order to know the views and positions of researchers about the investigative
problematic, namely the recognition of the right to cultural diversity and the urgency of
building an intercultural society, a literature review was conducted, not only to identify
the most frequent items, but to know the content of the concepts selected. The
"theoretical framework" is the first section of his dissertation.
The following research instruments were used: a) syllabus of all curriculum
subjects of Higher Schools of Education (Graduate and Masters Degrees), b) teachers’
interviews c) interview with an education specialist. The methodology used was
basically: bibliographic research, documental research (of programs available) and
content analysis of the interviews. We chose to sample Higher Schools of Education
(Centre and South of the country) to collect the contents of the curriculum subjects; a
sampling was also done to the implementation of the interviews.
The next step was to analyze the data of documents obtained. For programs, we
used the quantitative method with the aim of verifying the existence of an intercultural
approach in the syllabus of the subjects. In pursuit of results an analysis was performed
using the scale Yes, No and Subliminally. The sections II and III include the content analysis of the interviews. From the
examination of the documents collected some findings were presented. An unequivocal
recognition of the need for intercultural education was showed, in spite of a still primary
and parsimonious practice.