Author(s):
Marques, Paula Maria Rodrigues de Carvalho Bazenga, 1966-
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/842
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação de professores - Portugal; Avaliação da formação; Prática reflexiva
Description
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 A prática de tutoria pode ser entendida como uma estratégia no processo de ensino-aprendizagem. A formação dos docentes para esta prática visa geralmente habilitá-los para um desempenho reflexivo. A preocupação crescente com a avaliação da formação para a tutoria constitui uma realidade que não se pode ignorar, estando expressa num aumento de trabalho sobre práticas tutoriais e numa progressiva convergência de critérios para a realização de mesma avaliação («referencialização»). O objectivo central deste estudo foi reflectir sobre a avaliação da formação para a prática da tutoria entre docentes. Os objectivos específicos do estudo foram: revelar os objectivos, conteúdos e estratégias a aplicar na formação de tutores; promover a avaliação qualitativa de uma situação de formação de tutores e fomentar a prática tutorial reflexiva através da utilização de métodos e ferramentas adequadas ao efeito. O estudo foi realizado numa instituição da região de Lisboa no decurso de um curso de formação para a tutoria por parte de docentes promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. A população do estudo foi um conjunto de formandos (6) a frequentar o referido curso e os respectivos formadores (2). Os métodos seleccionados para a recolha de dados foram, no estudo de caso efectuado, a entrevista semi-directiva e as narrativas pessoais. Os dados foram tratados através da análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que, embora as opiniões sejam heterogéneas, as partes são concordantes no que se refere aos aspectos negativos desta situação de formação, destacando uma insuficiente carga horária para a execução da formação específica, que impossibilitou a operacionalização dos objectivos definidos a priori pelo referencial de formação. Concluiu-se que há necessidade de alicerçar a formação de tutores na promoção de uma prática reflexiva, sendo para isso essencial promover a qualidade da sua formação. Tutorship practice may be thought of as an essential part of the learning process. Learning how to do be a tutor may occur during the formal training process for teachers and it is supposed that the process prepares those teachers for a reflective practice through the assessment process. Growing concerns about the assessment of the formal learning processes for tutorship are expressed through the increasing number of tutorship practices and a progressive standardization of criteria for the assessment of tutors and their learning process («referentialization»). The main aim of this study was to analyse assessment of training processes for tutorship among teachers. Specific aims were: to identify the aims, contents and strategies for tutorship training; to promote the qualitative assessment of training for tutors; and to increase the reflective tutorship practices through adequate tools and methods. The study was conducted inside Lisbon's urban area during a training course for tutorship promoted by the Instituto de Emprego e Formação Profissional (I.E.F.P.). Six teachers in learning process, as well as two of their teachers were required to participate in the study, given they were presently participating in the training course. Data were collected through personal narratives and through semi-directed interview and were processed according to content analysis applied both to teachers and learners. The data triangulation has made possible to compare thoughts and both parties agree that the major negative aspects of this professional formation were insufficient hours for attaining the goals defined. Data showed that tutorship training should be based on reflexive practice and not simultaneous with the teacher role and that can only be attained through quality on tutorship training.