Detalhes do Documento

Em torno da Arte de Ensinar: vocação, paixão, exemplaridade moral e prática

Autor(es): Pintassilgo, Joaquim cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8343

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Profissão docente; Vocação; Paixão; Artesão


Descrição
O presente texto tem por principal objectivo contribuir para a elaboração de uma revisão da literatura, ou estado da arte, tendo por base alguns estudos internacionais, genericamente situados na área da formação de professores, que procuram caracterizar dimensões diversas da chamada "arte de ensinar", por outras palavras, da definição do professor como artesão do ensino, o que nos conduzirá a temas como a vocação e a missão, e suas raízes religiosas, o perfil moral e a exemplaridade do mestre em face dos seus discípulos, a paixão pela ensino, sublinhando a dimensão afectiva da arte, ou o professor encarado como prático do ensino (eventualmente reflexivo). Teremos, ainda, em conta a articulação das referidas categorias com a definição do professor, nas suas diversas dimensões, como profissional do ensino. Procuraremos avaliar as implicações desta produção teórica nas investigações concretas em História da Educação, designadamente no que se refere à história da profissão docente e tomando como referência exemplos tirados do caso português. São palavras-chave as seguintes: artesão, vocação, missão, paixão, moral e prática.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia