Detalhes do Documento

A utopia demopédica da República

Autor(es): Pintassilgo, Joaquim cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8308

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Republicanismo; Utopia educativa; Laicização; Rituais cívicos


Descrição
Um dos principais lugares-comuns presentes em grande parte dos discursos difundidos entre o final do século XIX e o início do século XX, designadamente os oriundos do campo republicano, era o que considerava a educação como factor principal do progresso das sociedades. A importância dessa concepção resultava da conjugação das influências iluminista e positivista. No que diz respeito ao republicanismo, podemos mesmo considerar o positivismo, ainda que não um positivismo ortodoxo, como a sua grande fonte doutrinária. Bem na linha do organicismo que caracterizava essa corrente, o republicanismo imaginava a República como momento de regeneração social, ou seja, de construção de uma nova era, ainda que enraizada no passado da comunidade nacional, mas que a retirasse da decadência em que havia caído, segundo se acreditava, por responsabilidade da Monarquia. Nessa óptica, era à educação que estava atribuída a missão de construir o «homem novo» republicano, o cidadão consciente e participativo capaz de garantir a permanência do novo regime.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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