Document details

Ensino ¨Das estrelas ao átomo¨ com recurso a atividades de investigação

Author(s): Veiga, Maria Isabel Faria Mendes Santos, 1962- cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8156

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Didáctica das ciências; Literacia científica; Práticas educativas; Teses de mestrado - 2012


Description
Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 Com este estudo pretendeu-se conhecer como é que o uso de atividades de investigação sobre a unidade de ensino “Das estrelas ao átomo” influencia o desenvolvimento de competências dos alunos. Para isso, identificaram-se as dificuldades com que se depararam ao realizar as atividades de investigação e como superaram essas dificuldades, descreveram-se as estratégias que utilizaram para as resolverem e, por fim, analisou-se a avaliação que fizeram do uso dessas atividades. Para se atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia que tem as suas raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e adotou-se como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. Participaram neste estudo vinte e quatro alunos de uma turma do 10.º ano de escolaridade pertencentes à região da Grande Lisboa. Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas em grupo focado e documentos escritos. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados. À medida que as atividades decorreram, constatouse que as dificuldades sentidas pelos alunos foram sendo superadas possibilitando o desenvolvimento de competências do tipo conceptual, processual e atitudinal, social e axiológico. Para resolverem as atividades recorreram a várias estratégias, nomeadamente tentativa e erro, orientação da professora, trabalho na tarefa e trabalho em grupo. Os alunos fizeram uma avaliação positiva do uso das atividades nas aulas. Os resultados revelam que, quando são realizadas atividades de investigação na sala de aula, os alunos desenvolvem competências. This study aims at describing how does the use of inquiry activities within the teaching unit “From the stars to the atom” influences the pupils’ competencies development. Furthermore, the study also had the purpose to identify the difficulties found by them and how they overcame them during the activities, to describe the strategies that they used to solve them and to analyse the evaluation done by pupils of the activities. A methodology based in qualitative research with an interpretative orientation was applied and a study on the own practice was adopted as investigation strategy. Twenty-four pupils from one 10th grade class, belonging to the region of Great Lisbon, participated in this study. Several instruments were used to collect data: naturalistic observation, focus group interview and written documents. During the analysis process, the gathered data was codified. As the activities took part, the difficulties shown by the pupils were exceeded, allowing the development of conceptual, process and attitudinal competencies. To solve the activities, the pupils used different strategies, such as try and error, teacher guidance, work on the task and work in group. The pupils did a positive evaluation of the activities’ usage in the classroom. The results show that, when inquiry activities are done in the classroom, the pupils develop competencies.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU