Author(s):
Veiga, Maria Isabel Faria Mendes Santos, 1962-
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8156
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Didáctica das ciências; Literacia científica; Práticas educativas; Teses de mestrado - 2012
Description
Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 Com este estudo pretendeu-se conhecer como é que o uso de atividades de investigação
sobre a unidade de ensino “Das estrelas ao átomo” influencia o desenvolvimento de
competências dos alunos. Para isso, identificaram-se as dificuldades com que se
depararam ao realizar as atividades de investigação e como superaram essas
dificuldades, descreveram-se as estratégias que utilizaram para as resolverem e, por fim,
analisou-se a avaliação que fizeram do uso dessas atividades. Para se atingir estas
finalidades, utilizou-se uma metodologia que tem as suas raízes na investigação
qualitativa com orientação interpretativa e adotou-se como estratégia de investigação
um estudo sobre a própria prática. Participaram neste estudo vinte e quatro alunos de
uma turma do 10.º ano de escolaridade pertencentes à região da Grande Lisboa.
Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista,
entrevistas em grupo focado e documentos escritos. No processo de análise, os dados
foram codificados e categorizados. À medida que as atividades decorreram, constatouse
que as dificuldades sentidas pelos alunos foram sendo superadas possibilitando o
desenvolvimento de competências do tipo conceptual, processual e atitudinal, social e
axiológico. Para resolverem as atividades recorreram a várias estratégias,
nomeadamente tentativa e erro, orientação da professora, trabalho na tarefa e trabalho
em grupo. Os alunos fizeram uma avaliação positiva do uso das atividades nas aulas. Os
resultados revelam que, quando são realizadas atividades de investigação na sala de
aula, os alunos desenvolvem competências. This study aims at describing how does the use of inquiry activities within the teaching
unit “From the stars to the atom” influences the pupils’ competencies development.
Furthermore, the study also had the purpose to identify the difficulties found by them
and how they overcame them during the activities, to describe the strategies that they
used to solve them and to analyse the evaluation done by pupils of the activities. A
methodology based in qualitative research with an interpretative orientation was applied
and a study on the own practice was adopted as investigation strategy. Twenty-four
pupils from one 10th grade class, belonging to the region of Great Lisbon, participated in
this study. Several instruments were used to collect data: naturalistic observation, focus
group interview and written documents. During the analysis process, the gathered data
was codified. As the activities took part, the difficulties shown by the pupils were
exceeded, allowing the development of conceptual, process and attitudinal
competencies. To solve the activities, the pupils used different strategies, such as try and
error, teacher guidance, work on the task and work in group. The pupils did a positive
evaluation of the activities’ usage in the classroom. The results show that, when inquiry
activities are done in the classroom, the pupils develop competencies.