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Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-...

Autor(es): Teixeira, Carla Maria Andrino Pacheco, 1966- cv logo 1

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/815

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Desporto; Rendimento escolar; Psicologia da educação; Teses de mestrado


Descrição
Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Psicologia da Educação, Auto-regulação da Aprendizagem), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007 O Ensino Técnico-Profissional foi o contexto educacional escolhido para identificar as razões/motivos para a escolha, persistência e possível abandono, de um Curso Técnico-Profissional de Desporto, em Lisboa, tendo em conta as variáveis Género, Idade e Ano de Escolaridade. As motivações encontradas nos 74 Participantes (22 do género feminino e 52 do género masculino), com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos (idade média = 16,9 anos), todos estudantes desse curso, vão ao encontro às de outros jovens de outras nacionalidades, como confirmam estudos anteriores. Os valores p dos testes unilaterais, para comparação de proporções não revelaram diferenças ao nível do Género na escolha e abandono, do respectivo curso. Em relação à Idade e ao Ano verificaram-se diferenças significativas nas razões/motivos de escolha, persistência e abandono do curso. Pretendeu-se também estudar, transversal e longitudinamente, através da aplicação de questionários, a relação entre a Orientação Motivacional, o Apoio à Autonomia, o Rendimento Escolar e a Satisfação, no respectivo curso, e averiguar se existiam diferenças significativas, em função do Género e do Ano . No estudo transversal, observou-se que a motivação extrínseca é superior à intrínseca, facto que se fica a dever aos rapazes, uma vez que estes estão extrinsecamente mais motivados do que as raparigas. Relativamente ao Rendimento Escolar, para o total dos participantes, o Rendimento Técnico é superior ao Científico. No estudo longitudinal registou-se um aumento significativo nas variáveis Satisfação e Apoio à Autonomia e em ambos os tipos de Rendimentos, o que vem confirmar as hipóteses avançadas nesta investigação.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Orientador(es) Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
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