Detalhes do Documento

Experiências emocionais positivas e savoring em crianças de 1º e 2º ciclos : es...

Autor(es): Oliveira, Vanessa Cristiana Batista de cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8027

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Savoring; Bem-estar da criança; Emoções; Teses de mestrado - 2012


Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 O presente estudo visa a exploração dos acontecimentos que as crianças de 1º e 2º Ciclos experienciam como positivas, as emoções positivas que lhes estão associadas, quais as estratégias de savoring que mais utilizam, para aumentar ou prolongar essas emoções, bem como a respetiva eficácia percecionada pelas crianças. Partindo destes objetivos, procedemos à recolha de dados através de entrevistas individuais, entrevistas de grupo e da aplicação da Escala de Vivência de Experiências Positivas, constituída, essencialmente, por itens de resposta aberta. Recorremos à análise de conteúdo como técnica de análise das respostas dos participantes. Participaram 245 crianças, do 2º ao 6º ano de escolaridade. Os resultados mostraram que as crianças valorizaram acontecimentos relacionados com convívio e relacionamento, sucessos e atividades de lazer. E experienciaram, sobretudo, emoções positivas na sequência dos acontecimentos referidos. Verificou-se ainda que as crianças recorrem a várias estratégias de savoring utilizadas por adultos, mas foram também identificadas novas categorias de estratégias, sobretudo comportamentais, que são mais privilegiadas pelas crianças, nomeadamente, o prolongamento da experiência, o prosseguimento para outra experiência e a partilha com os outros. E as estratégias adotadas mostram-se bastante eficazes. This study aims to explore the positive events that primary school children experience, positive emotions associated, savoring strategies that children use in response to positive events and their perceived efficacy. For this purpose 245 children, 2nd to 6th grade answered to individual or group interviews, or to a self-report questionnaire with open-ended questions on the same issues evaluated through the interviews. Results indicated that children appreciated events related with interaction and relationship, successes and leisure time activities. It was also found that children mentioned various savoring strategies used by adults, but identified also different strategies. Children used specially behavioral savoring strategies namely changing to another experience, extend the experience and sharing with others. Children perceived the strategies they adopted as quite effective.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Alvarez, Maria João, 1963-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia