Autor(es):
Fonseca, Isabel Maria Oliveira, 1966-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7761
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação contínua de professores; Ensino da língua inglesa; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 Este trabalho visa estudar a perspetiva dos professores de Inglês sobre a
formação contínua e o impacto que identificam nas suas práticas. Assim, o estudo segue
um desenvolvimento baseado nas relações do quotidiano em contexto escolar tendo em
conta a dimensão da teoria e da prática. Os conteúdos ministrados na formação contínua
constituem uma dimensão teórica que se deve refletir na dimensão prática. O objetivo é
perceber a formação contínua de professores a partir da construção social e histórica do
conhecimento transmitido nos Centros de Formação, através das ações de formação a
que os professores assistem, e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores
na escola e em sala de aula. A investigação seguirá um paradigma interpretativo, dado
que se pretende compreender a perspetiva dos participantes. Trata-se de um estudo
misto composto por um questionário com questões abertas e fechadas, administrado a
62 professores de Inglês das escolas do Concelho do Seixal.
Os resultados deste estudo evidenciam que a formação contínua é considerada
essencial para os professores porque está ligada aos novos desafios que se lhes impõem,
resultado das mudanças sociais e culturais da sociedade em geral, e das escolas em
particular. This work aims to study the English teachers’ perspectives and training and the
impact they identify in their practices. Thus, the investigation follows a development
which is based on the relationships of everyday social interactions in schools regarding
theory and practice. The contents that are taught in service teacher training are of a
theoretical dimension that should be reflected in the practical dimension. The aim is to
understand teachers’ training from social and historical construction of the knowledge
transmitted by the Training Centres, through training to which teachers attend, and the
pedagogical practices developed in schools and classroom. The research will follow an
interpretive paradigm, because the aim is to understand the perspective of the
participants. This is a mixed method study consisting of opened and closed questions
administrated to 62 English teachers from Seixal Municipality.
The results of this investigation show that, the programs of education and
training of teachers, are considered essential because they are related to the new
challenges which are imposed to teachers, as a result of social and cultural society
changes in general, and particularly in schools.