Autor(es):
Meirinho, Susana Diogo, 1983-
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7688
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Jardim de infância; Aprendizagem das ciências; Desenvolvimento profissional - Professores; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 Neste estudo pretendeu-se escutar educadoras e crianças no que respeita a práticas
educativas em ciências, em contexto de jardim-de-infância. Aliado a um processo de
supervisão colaborativo reflexivo foram planeadas, observadas e analisadas atividades
de ciências em duas salas de jardim-de-infância com crianças de 4 e 5 anos, tentando
entender a supervisão como promotora de desenvolvimento profissional e de melhoria
de práticas educativas.
O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e foram utilizadas para recolha de
dados a observação, entrevistas, análise dos registos das crianças e a narrativa. Esta
última assume-se como um método de escuta e reflexão, sendo utilizado o modelo
avaliativo de Labov (1972/82).
Os resultados obtidos, quanto às práticas e perspetivas de ensino das ciências,
evidenciam a importância da planificação na exploração didática das atividades, bem
como uma prática de questionamento desafiador de pensamento para as crianças. Na
dinamização das atividades, a linguagem científica torna-se fundamental, assim como
os registos realizados pelas crianças. As atividades em ciências têm um cariz
multidisciplinar, e promovem mais oportunidades educativas aquando da participação
da família. Relativamente ao processo de supervisão sugere um contributo no
desenvolvimento profissional das educadoras, sendo a reflexão o elemento central
para esse desenvolvimento, permitindo a atribuição de sentido da ação pedagógica.
Este estudo sugere que o processo de reflexão integrado na supervisão permitiu uma
melhoria de práticas educativas em ciências e, consequentemente, aprendizagens
para educadoras e crianças. In this study it was intended to listen to educators and children with regards to the
educative practices in sciences, within the context of kindergarten. Associated to a
process of collaborative reflexive supervision, activities of science were planned,
observed and analyzed in two classrooms of the kindergarten with four and five year old
children, trying to understand supervision as promoter of professional development and
the improvement of educational practices.
The study is of a quality and interpretative nature and were used, for the collection of
data, observation, interviews analysis of the registration of the children and the narrative.
This last is a medium method of listening and reflection, and having used the
assessment model Labov (1972/82).
The results obtained, regarding the practices and possibilities in the teaching of
sciences, the importance of planning in the exploration of didactics is evident. As well as
the practice of questioning, challenging the thought of the children. In the stimulation of
the activities, the scientific language becomes fundamental as well as the register made
by the children. The science activities have a multidisciplinary nature, and promote more
educative opportunities when participated in by the family. In relation to the process of
supervision, it suggests a contribution to the professional development of the educators,
being reflection the central element for that development, permitting the attribution of the
sense in pedagogical action.
This study suggests that the reflection process integrated in supervision permitting an
improvement of educational practices in sciences and consequently, learning for
educators and children.