Detalhes do Documento

Práticas educativas num jardim-de-infância para a aprendizagem das ciências : e...

Autor(es): Meirinho, Susana Diogo, 1983- cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7688

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Jardim de infância; Aprendizagem das ciências; Desenvolvimento profissional - Professores; Teses de mestrado - 2012


Descrição
Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 Neste estudo pretendeu-se escutar educadoras e crianças no que respeita a práticas educativas em ciências, em contexto de jardim-de-infância. Aliado a um processo de supervisão colaborativo reflexivo foram planeadas, observadas e analisadas atividades de ciências em duas salas de jardim-de-infância com crianças de 4 e 5 anos, tentando entender a supervisão como promotora de desenvolvimento profissional e de melhoria de práticas educativas. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e foram utilizadas para recolha de dados a observação, entrevistas, análise dos registos das crianças e a narrativa. Esta última assume-se como um método de escuta e reflexão, sendo utilizado o modelo avaliativo de Labov (1972/82). Os resultados obtidos, quanto às práticas e perspetivas de ensino das ciências, evidenciam a importância da planificação na exploração didática das atividades, bem como uma prática de questionamento desafiador de pensamento para as crianças. Na dinamização das atividades, a linguagem científica torna-se fundamental, assim como os registos realizados pelas crianças. As atividades em ciências têm um cariz multidisciplinar, e promovem mais oportunidades educativas aquando da participação da família. Relativamente ao processo de supervisão sugere um contributo no desenvolvimento profissional das educadoras, sendo a reflexão o elemento central para esse desenvolvimento, permitindo a atribuição de sentido da ação pedagógica. Este estudo sugere que o processo de reflexão integrado na supervisão permitiu uma melhoria de práticas educativas em ciências e, consequentemente, aprendizagens para educadoras e crianças. In this study it was intended to listen to educators and children with regards to the educative practices in sciences, within the context of kindergarten. Associated to a process of collaborative reflexive supervision, activities of science were planned, observed and analyzed in two classrooms of the kindergarten with four and five year old children, trying to understand supervision as promoter of professional development and the improvement of educational practices. The study is of a quality and interpretative nature and were used, for the collection of data, observation, interviews analysis of the registration of the children and the narrative. This last is a medium method of listening and reflection, and having used the assessment model Labov (1972/82). The results obtained, regarding the practices and possibilities in the teaching of sciences, the importance of planning in the exploration of didactics is evident. As well as the practice of questioning, challenging the thought of the children. In the stimulation of the activities, the scientific language becomes fundamental as well as the register made by the children. The science activities have a multidisciplinary nature, and promote more educative opportunities when participated in by the family. In relation to the process of supervision, it suggests a contribution to the professional development of the educators, being reflection the central element for that development, permitting the attribution of the sense in pedagogical action. This study suggests that the reflection process integrated in supervision permitting an improvement of educational practices in sciences and consequently, learning for educators and children.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Galvão, Cecília, 1955-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia