Detalhes do Documento

O educador de adultos no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais...

Autor(es): Landeck, Ivo Rogério Amaral, 1971- cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7610

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação de adultos - Portugal; Validação de competências; Teses de mestrado - 2012


Descrição
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 O presente estudo insere‐se na área de investigação dos percursos de formação de adultos, concretamente dos atores cuja prática profissional se inscreve no universo do reconhecimento de adquiridos experienciais. O pressuposto principal no qual se inscreve este estudo assenta na ideia de que a formação é um processo de construção individual e, como tal, as experiências e vivências que marcam cada percurso estão intimamente relacionadas com os contextos onde cada vida em particular se vai construindo. Neste sentido, atribuise aos sujeitos um lugar central no seu processo formativo, uma das linhas de força nas atuais correntes da formação e intervenção no campo da educação de adultos. Assim se fundamenta a opção metodológica de analisar duas narrativas autobiográficas de educadores de adultos ligados ao contexto do Reconhecimento de Adquiridos Experienciais, procurando‐se evidenciar a estrutura dos seus percursos de formação, assim como as dimensões que concorreram para os seus processos individuais de formação. This study is part of a research area of adult training pathways, specifically those adults whose professional practice falls within the universe of recognition of acquired experiences. The main assumption on which this study is inscribed is based on the idea that training is an individual process. Experiences that mark each particular life are closely related with the different life contexts. In this sense, adults have a central place in his own formative process. This is one of the main lines of today’s adult education. So, we chose two RVC professional autobiographical narratives as the methodological option, seeking to show the life dimensions that were important to their own formative processes.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cavaco, Carmen, 1970-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia