Autor(es):
Pereira, Vanessa Figueiredo
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7517
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino secundário (11º ano); Ciência e tecnologia; Desenvolvimento de competências; Literacia científica; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Descrição
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e Química (3º ciclo do ensino básico e ensino secundário), Universidade de Lisboa, 2012 Este trabalho tem como finalidade conhecer de que modo as
subunidades de ensino sobre os temas “o amoníaco como matéria-prima” e “o
amoníaco, a saúde e o ambiente”, baseadas no uso de tarefas que promovem
uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente),
contribuem para o desenvolvimento das competências preconizadas no
programa da disciplina. Pretende-se, desta forma, conhecer as estratégias que os
alunos utilizam, identificar as dificuldades que enfrentam e descrever a
avaliação que fazem do uso dessas tarefas.
! O trabalho foi realizado numa turma do 11.º ano de escolaridade, do
curso científico-humanístico de ciências e tecnologias. Foram lecionadas seis
aulas, duas de 135 minutos e quatro de 90 minutos, relativas aos temas “o
amoníaco como matéria-prima” e “o amoníaco, a saúde e o ambiente”.
Participaram neste trabalho 24 alunos, dez do sexo feminino e catorze do sexo
masculino, com média de idades de dezasseis anos. A recolha de dados foi
efetuada através de entrevistas em grupo focado, observação naturalista e
documentos escritos.
! Os resultados obtidos revelaram que os alunos usaram, como estratégias
para a resolução das tarefas propostas, a pesquisa e seleção de informação, o
trabalho de grupo e o uso de conceitos científicos. Os alunos sentiram
dificuldades na mobilização das competências de conhecimento, raciocínio,
comunicação e atitudes. No entanto, à medida que as tarefas foram sendo
desenvolvidas os alunos foram superando as dificuldades enfrentadas. Os
resultados mostraram, ainda, que os alunos avaliaram as tarefas como
interessantes e promotoras de uma abordagem CTSA. This study aims at describing how the subunits related with the topics
“ammonia as raw material” and “ammonia, health and environment”, based on
the use of tasks that promote an STSE approach (Science, Technology, Society
and Environment), contribute to the development of competences
recommended by the curricular orientations. The aim is thus to know the
strategies that pupils use to identify the difficulties they face and to describe
their assessment of the use of these tasks.
! The study was conducted in a class of higher level scientific-humanistic
course in Science and Technology, to which were taught six classes, two of 135
minutes and four of 90 minutes, concerning the topics “ammonia as raw
material” and “ammonia, health and environment”. It involved 24 students, ten
females and fourteen males with an average age of 16. Data collection was done
through focus group interviews, naturalistic observation and written
documents.
! The results revealed that pupils used search and selection of information,
group work and scientific concepts as strategies for solving the proposed tasks.
Pupils had difficulty in mobilizing knowledge competences, reasoning,
communication and attitudes. However, the students have overcome difficulties
while performing the tasks. The results also showed that students rated the
tasks as interesting and promoters of an STSE approach.