Detalhes do Documento

A questão educativa lusófona como campo de comparação: notas sobre investigação...

Autor(es): Madeira, Ana Isabel cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7206

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Educação Comparada; História da educação


Descrição
Versão impressa e ampliada de uma conferência proferida na Puc-Rio em Julho de 2009 Na primeira parte do texto, o artigo apresenta uma reflexão sobre os as condições que tornam possível questionar, do ponto de vista teórico e metodológico, os temas da educação, do ensino e da escola no espaço lusófono, a começar pelo questionamento do próprio conceito de lusofonia. Na segunda parte do texto procura-se uma articulação do trabalho de comparação com os processos educativos que se desenvolvem em diferentes espaços-tempos do universo lusófono. Aí são sugeridas questões de trabalho, problematizações e estratégias de investigação, susceptíveis de integrar metodologias comparadas na análise do período colonial e pós-colonial.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia