Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais – Área de Especialização: Estudos Políticos de Área ; Este relatório de estágio descreve as actividades realizadas num estágio de sete meses no Observatório Político (OP), no âmbito do mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, área de especializaç...
O objectivo deste ensaio é contribuir para uma reflexão sobre o modo como o conceito de lusofonia foi produzido, apropriado e incorporado em discursos destinados a representar um determinado tipo de relacionamento histórico, temporal e espacialmente muito amplo, com sociedades situadas em continentes muito diversos entre si. Tenta traçar-se o percurso de emergência da categoria lusofonia, desde a sua configuraç...
Ver, em anexo, o sumário, o índice e a Apresentação da obra. ; This book aims at enlightening the process whereby comparative knowledge and comparative practices were developed as part of a mechanism of world description. Comparison, it is argued, is part of a process of confrontation producing particular notions of self and other, of similarity and dissimilarity, either this relates to contrasting mores, cult...
The text addresses the issue of teacher training in a colonial context, underlining the ambiguity of the republican discourse, which in a lay educational setting, defended the sacralisation of the teaching profession in the colonies. A relatively unexplored subject in the history of Portuguese education, it is defended that the republican initiatives put into action in the organization of primary education in M...
O texto aborda a questão da formação docente em contexto colonial sublinhando a ambiguidade dos discursos republicanos que defendiam, num contexto de laicização do ensino, a sacralização do ofício docente nas colónias. Tratando-se de uma questão pouco explorada na historiografi a da educação portuguesa defende-se que as iniciativas republicanas empreendidas na organização da instrução pública em Moçambique, com...
Versão impressa e ampliada de uma conferência proferida na Puc-Rio em Julho de 2009 ; Na primeira parte do texto, o artigo apresenta uma reflexão sobre os as condições que tornam possível questionar, do ponto de vista teórico e metodológico, os temas da educação, do ensino e da escola no espaço lusófono, a começar pelo questionamento do próprio conceito de lusofonia. Na segunda parte do texto procura-se uma ar...
O artigo tem por objectivo geral reflectir sobre as condições de renovação da Educação Comparada no quadro dos mecanismos de regulação das políticas educativas à escala global. Com base numa exploração dos discursos da União Europeia acerca da cooperação multilateral em matéria educativa e cultural é analisada a parceria estratégica da UE para a América Latina (2007-2013), centrando a atenção na criação do espa...
Este trabalho constitui uma reflexão sobre as condições teóricas e metodológicas subjacentes à realização de projectos de investigação em educação, duplamente referidos à história da educação e à educação comparada, num mesmo espaço linguístico. Na primeira parte do texto, estabelece-se uma ligação entre as primeiras etapas da constituição do campo e o interesse renovado pelos estudos comparados na actualidade....
Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Educação Comparada), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007 ; O objecto de análise deste trabalho são os discursos produzidos em torno da educação, do ensino e da escola no horizonte temporal que compreende as datas limite 1850-1950. Estes discursos constituem parte integrante do empreendimento coloni...
Este trabalho constitui uma reflexão sobre as condições teóricas e metodológicas que se colocam à investigação em educação colonial, duplamente referidos à história da educação e à educação comparada, num mesmo espaço linguístico. Recupera da agenda de trabalho de ambos os campos disciplinares os contributos que permitem converter o olhar eurocentrado e autoreferenciado da investigação comparada em educação num...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |