Document details

Um modelo de avaliação para o pensamento crítico no e- fórum

Author(s): Jorge, Idalina cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7099

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Aprendizagem colaborativa; Avaliação; e-Aprendizagem; Reflexão crítica


Description
Nos cursos através da Internet, ou que utilizam formas de e-aprendizagem e são baseados no modelo de diálogo e de comunidade de aprendizagem, o fórum é usado para diversos fins, designadamente para a reflexão crítica e a construção de conhecimento. Num ambiente de aprendizagem colaborativa, alunos e professores refletem sobre conhecimentos e experiências e constroem significados e interpretações, num contexto onde a interação fornece múltiplas perspetivas de uma questão/problema, onde cada membro da comunidade tem de interpretar, comunicar e negociar conhecimentos, experiências, reflexões, participando em atividades como a pesquisa, a negociação e a reflexão colaborativas, gerando novas ideias e interpretações. Na conceção do curso, a participação no fórum constitui um dos instrumentos de avaliação das aprendizagens das e dos estudantes e, nesse sentido, é necessário que a tutoria planeie instrumentos de avaliação do trabalho das e dos estudantes no e-fórum. Neste estudo, é proposto um modelo de avaliação do pensamento crítico que tem vindo a ser utilizado desde 2004, são equacionados alguns problemas e dificuldades que ocorrem no desenvolvimento do pensamento crítico das e dos estudantes e são feitas algumas sugestões de estruturação e dinamização do diálogo, para que este atinja os níveis cognitivos superiores.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU