Autor(es):
Sousa, Cláudia Sofia Pereira de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6923
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Satisfação profissional; Empenhamento organizacional; Contratos de trabalho; Teses de mestrado - 2012
Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 A presente investigação apresenta como tema principal o estudo da
proactividade e a sua relação com a satisfação profissional e o empenhamento
organizacional afectivo. Adicionalmente verificou-se o efeito do tipo de contrato nas
variáveis referidas anteriormente. Para avaliar as variáveis em estudo foram utilizados o
Inventário sobre a Satisfação Profissional, o Questionário sobre Empenhamento
Organizacional e o Questionário sobre a Proactividade
Numa primeira fase, procedeu-se à realização de um estudo piloto do
Questionário sobre a proactividade, aplicado a uma amostra de conveniência.No estudo
principal, os instrumentos foram aplicados a uma amostra de 60 colaboradores no sector
da Aviação, e foram feitas análises de correlações e análises de diferenças entre médias.
A análise dos coeficientes de correlação indicou a existência de relações
positivas e significativas entre as variáveis supramencionadas. Os resultados indicaram
diferenças significativas entre os colaboradores contratados quando comparados com os
colaboradores efectivos, na proactividade. No que respeita à satisfação profissional e ao
empenhamento organizacional afectivo, as diferenças não foram significativas, no
entanto, quando comparados com os colaboradores efectivos, os colaboradores
contratados revelaram estar mais satisfeitos profissionalmente, e com maior
empenhamento organizacional afectivo. No final são discutidas as implicações a nível
teórico e prático destes resultados, sendo também apresentadas sugestões de
investigação futura. The main study is centred in proactivity and its relationship with job satisfaction,
affective organizational commitment. In addition we also focus on the effect of contract
type in the variables mentioned above. To assess the variables were used the
Professional Satisfaction Inventory, the Organizational Commitment Questionnaire and
the Proactive Personality Scale.
Initially, we to carry out a pilot study of the Proactive Personality Scale , applied
to a convenience sample.
The instruments were administrated to a sample of 60 employees in the aviation
sector. Correlation and the mean test difference were conducted on the obtained data.
The analysis of correlation coefficients indicated the existence of positive and
significant relationships between the variables mentioned above. The results indicated
differences in the means of hired employees compared with effective employees, on
proactive Personality Scale. There are no significant differences with regard to
professional satisfaction and the affective organizational commitment, however, the
hired employees when compared to the effective employees, proved to be more satisfied
professionally and with higher affective organizational commitment. In the final
sections, the main theoretical and practical implications of these results are discussed,
and presented further research suggestions.