Detalhes do Documento

Criatividade, autoconceito e rendimento escolar em alunos do ensino básico

Autor(es): Caldeira, Maria J. cv logo 1 ; Veiga, Feliciano cv logo 2

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6592

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Criatividade; Autoconceito; Rendimento escolar


Descrição
Disponível em: Veiga, F. & Caldeira, M. (2006). Criatividade, autoconceito e rendimento escolar em alunos do ensino básico In Santos, N., Lima, M. L., Melo, M. M., Candeias, A., Grácio, M. L., & Calado, A. (orgs.). Livro de Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 77-97). Évora, Portugal. ISBN: 978-972-98136-9-6 Com este estudo pretendeu-se estudar como se relacionam a criatividade, o autoconceito e o rendimento escolar em alunos do ensino básico. A amostra foi constituída por 350 alunos de do 6º e do 9º anos de escolaridade, de escolas da Grande Lisboa e do distrito de Faro, englobando sujeitos dos dois sexos e de diferentes nacionalidades. Para a avaliação do autoconceito académico recorreu-se ao Self-Concept as a Learner Scale, já adaptada para Portugal. A criatividade foi avaliada com o instrumento denominado Torrance Tests of Creative Thinking. A análise dos resultados permitiu observar, em variadas situações, diferenças significativas nas dimensões das atitudes dos alunos face a si mesmos em função da criatividade, com superiores resultados nos alunos vistos como criativos, verificando-se, ainda, correlações esperadas entre os valores da criatividade e do rendimento escolar. Os resultados foram interpretados numa perspectiva cognitivo-social e sugerem novas investigações acerca das dimensões da riatividade e de variáveis específicas, quer pessoais quer escolares.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia