Detalhes do Documento

Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfav...

Autor(es): César, Margarida cv logo 1 ; Camacho, Helena cv logo 2 ; Marcelino, Teresa cv logo 3

Data: 1991

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6498

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Desenvolvimento cognitivo; Sucesso escolar; Meios desfavorecidos; Desempenhos escolares


Descrição
Este trabalho pretende relacionar os resultados obtidos numa prova colectiva de desenvolvimento cognitivo - ECDL - Echelle Collective de Développement Logique - com alguns índices de sucesso escolar. Foi utilizada uma amostra de um meio sócio-culturalmente desfavorecido, o que permite comparar estes resultados com outros de estudos anteriores, realizados em meios com características diferentes.Os resultados mostram, como seria de esperar, que o desenvolvimento cognitivo evolui em função da idade. Porém, num meio desfavorecido há menor número de sujeitos que atingem o estádio das operações formais. Nesta amostra não encontrámos uma relação tão forte, como em estudos anteriores, ente o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia