Autor(es):
Veiga, Feliciano
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6434
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Disruptive behavior; Violence in school; Bullying; Assessment
Descrição
O Conselho Europeu assinalou recentemente que a violência nas escolas constitui
um problema escolar e declarou a necessidade de os sistemas educativos se preocuparem
em educar para a paz. Em vários países, as escolas estão hoje confrontadas com níveis de
indisciplina que, por vezes, tornam difícil um clima propício ao ensino e à aprendizagem. O presente estudo inclui informação acerca da avaliação da disrupção escolar, retoma a Escala de Disrupção Escolar Inferida pelos Professores (EDEI), apresenta investigações com ela
realizadas e descreve novos elementos, numa abordagem da sua multidimensionalidade,
que originou a versão denominada EDEI-2006. São, ainda, relatadas investigações com a
Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos (EDEP), envolvendo vários países
europeus. Os elementos apresentados mostraram-se consistentes e salientam as qualidades destas escalas de disrupção escolar, bem como a sua utilidade na investigação em Psicologia e em Educação, quer em estudos de natureza diferencial quer em estudos de tipo quase experimental, tanto em grupos nacionais como em grupos europeus. The European Council noted recently that violence in schools is a big problem
and stated the need of the education systems to educate for the peace. In several countries, schools are today faced with levels of violence which make difficult an environment of teaching and learning. This study includes information about the evaluation of school disruption, takes over the Disruptive Behavior Scale Inferred by Teachers (EDEI), has conducted investigations with it and describes new evidence, an approach of its
multidimensionality, which resulted in the version called EDEI-2006. They are also
reported investigations with the Disruptive Behavior Scale Professed by Students (EDEP),
involving several European countries. The presented evidence showed itself as consistent and highlight the qualities of these school disruption scales, and its usefulness in psychological and educational research, either on differential studies or quase-experimentalresearch design, both in national groups such as European groups.