Autor(es):
Gonçalves, Cláudia Maria Dores Parracho, 1968-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6259
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Desenvolvimento profissional - Portugal; Formação contínua de professores; Sucesso escolar; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 O desenvolvimento profissional dos professores constitui-se como um caminho para a valorização da profissão docente.
A escola atual carateriza-se genericamente como escola inclusiva, com diferenças substanciais de uma escola para outra, envolta em modificações constantes e às quais é imperativo dar respostas adequadas e contribuam para promover o sucesso dos alunos e a melhoria das suas aprendizagens, mas também a melhoria da escola enquanto organização e dos profissionais que nela desenvolvem a sua atividade.
O desenvolvimento profissional dos professores que colaboram num projeto de promoção do sucesso escolar, no contexto de uma escola de ensino básico, converteu-se no objeto deste estudo.
O estudo empírico realizado consistiu num estudo de caso de natureza qualitativa. Participaram no estudo professores que lecionam, no âmbito do projeto, as disciplinas onde os alunos apresentam maiores dificuldades, a docente adjunta da direção e a docente coordenadora do projeto na escola. O procedimento de recolha de dados baseou-se na observação, recolha de dados documentais e inquérito por entrevista e por questionário. As dimensões de análise incluíram a caraterização sócio profissional do professor, a coordenação e supervisão do projeto e o desenvolvimento profissional do professor.
A análise dos resultados permitiu constatar que o envolvimento dos professores no projeto lhes proporcionou o desenvolvimento de competências pedagógicas, pessoais e científicas. Demonstraram maioritariamente terem adotado uma atitude de partilha, reflexão e trabalho colaborativo.
O desenvolvimento profissional ao longo da vida surgiu como área pouco interiorizada. Neste âmbito, os docentes que têm as suas prioridades definidas, apresentam a formação contínua como forma de operacionalizar o seu desenvolvimento profissional. The professional development of teachers is as a way to value the teaching profession.
The current school featuring itself generically as inclusive school, with substantial differences from one school to another, surrounded by constant changes and to which it is imperative to provide adequate responses and contribute to promoting student success and improvement of their learning, but also improving school as an organization and develop her professional activity.
The professional development of teachers who collaborate on a project to promote school success, in the context of an elementary school, became the object of this study.
The empirical study consisted of a case study of a qualitative nature. This study analyzed teachers who teach under the project, the disciplines where students have difficulties, the teacher member assistant of the direction and the project coordinator at the school.
The procedure for data collection was based on observation, data collection, documentation and interview survey and questionnaire. The dimensions of analysis included the characterization of the teacher professional partner, coordination and supervision of the project and teacher professional development.
The results revealed that the teachers' involvement in the project gave them the development of teaching, personal and scientific skills. Demonstrated mostly have adopted an attitude of sharing, reflection and collaborative work. The professional development throughout life emerged as an area slightly internalized by teachers.
The professional development throughout life emerged as an area slightly inward. In this context, teachers who have their priorities, have training as a way to work out their professional development.