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Recensão Crítica a Manuel Ferraz Lorenzo (ed.). Repensar la historia de la educ...

Autor(es): Magalhães, Justino cv logo 1

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5926

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Historia da Educação; Novos desafios; Novas propostas; Historiadores; Pedagogistas


Descrição
A obra colectiva Repensar la historia de la education, organizada por Manuel Ferraz Lorenzo, é constituída por 13 estudos, correspondendo a igual número de capítulos, na generalidade elaborados por investigadores e historiadores espanhóis. Estes estudos desvelam as bases teóricas, o estatuto epistémico e o campo de desenvolvimento da história da educação, uma disciplina orientadora do estudo histórico-educativo da realidade educacional e dos processos educativos, passíveis de serem repensados e recriados. Articulada com o tronco comum da história, a história da educação tem tido, nas últimas décadas, um desenvolvimento autónomo e um reforço da sua especificidade. O conjunto de estudos deste livro assinala a orientação dessa inovação e procura esboçar os contornos e os campos de definição da disciplina de história da educação, no que se articula com a história e no que o passado educacional tem de força motriz de amplo alcance, para a superação da carga de imediatez da realidade social, cultural e educativa.O livro é constituído por cinco blocos.
Tipo de Documento Recensão
Idioma Português
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