Autor(es):
Veiga, Feliciano
; Pavlovic, Zoran
; García, Fernando
; Ochoa, Musitu
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5816
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Descrição
Procedeu-se neste estudo à adaptação da “Student Engagement in School
Scale” (SES), de Lam & Jimerson (2008). A amostra envolveu 260 alunos de diferentes
idades (X=13.78), do ensino básico (7º, 8,º e 9º anos), de 8 escolas de diferentes regiões do país (Aveiro, Lisboa, Évora e Ponta Delgada), com sujeitos do género masculino (42.1%) e feminino (57.9). A Escala apresentou bons índices de consistência interna e, nas análises
realizadas, foram identificados três factores (envolvimento cognitivo, envolvimento afectivo e envolvimento comportamental). No estudo da validade externa, os resultados na Escala SES apareceram relacionados com as seguintes variáveis: rendimento a matemática,
ciências, português, história, e número de retenções. Os resultados revelam que a “Student Engagement in School Scale” apresenta boas qualidades psicométricas, podendo ser utilizada na investigação e na prática psico-educacional, para avaliar o envolvimento dos alunos em escolas portuguesas, o seu desenvolvimento e diferenciação.