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Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educ...

Author(s): Fernandes, Domingos cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5788

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Avaliação Educacional; Teoria da Avaliação; Abordagens de Avaliação; Epistemologia da Avaliação; Práticas de Avaliação; Metodologia da Avaliação


Description
É geralmente aceite que a avaliação educacional é uma disciplina emergente, de natureza científica, capaz de produzir conhecimento acerca das realidades sociais e de formular juízos acerca do valor e do mérito de um determinado ente. A principal finalidade deste artigo foi produzir reflexões que pudessem contribuir para o desenvolvimento teórico e prático da avaliação em educação. Neste sentido foram tidas em conta a diversidade de abordagens, perspectivas e teorias referidas na literatura e a própria experiência do autor no domínio da avaliação. No essencial foram discutidas três questões: a) a existência de uma grande diversidade de abordagens de avaliação e a necessidade de um discernimento pragmático que promova práticas mais úteis, mais consistentes e mais credíveis; b) o contributo que a avaliação orientada pela teoria pode dar para clarificar e integrar uma variedade de abordagens próximas das perspectivas objectivistas; e c) a relevância das práticas e das experiências vividas pelos avaliadores e pelos participantes no enriquecimento teórico e prático das avaliações, agregando as abordagens mais subjectivistas. Entre as reflexões e conclusões apresentadas devem destacar-se a necessidade de se consolidar a avaliação como disciplina científica, rejeitando a ideia de que se trata de uma mera aplicação dos métodos das ciências sociais, a importância de se considerar que a teoria e a prática são fontes complementares de produção de conhecimento, a relevância da participação das pessoas nos processos de avaliação e a importância da integração de perspectivas e de abordagens como forma de contrariar certas avaliações modernas que não propõem mais do que uma certa domesticação da forma de reflectir dos avaliadores acerca do que funciona e do que não funciona na hora de melhorar o que quer que seja.
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Language Portuguese
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