Autor(es):
Estima, Helena Maria Ferreira e Silva, 1968-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5750
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Avaliação em educação; Ensino da matemática; Exames escolares; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de Mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto da Educação, 2011 Este trabalho tem como objectivo conhecer e compreender a forma como o exame
influência as práticas de ensino, aprendizagem e avaliação desenvolvidas por duas
professoras numa escola da região centro do país.
A estratégia adoptada para a recolha de dados segue uma abordagem
essencialmente qualitativa e interpretativa, tendo a observação de aulas, entrevistas de
grupo focalizado aos alunos, análise documental e questionários sido os instrumentos
privilegiados.
Os resultados obtidos pelos alunos, ao nível das classificações internas finais e das
classificações de exame foram um instrumento importante na interpretação dos dados
qualitativos.
Os resultados obtidos nesta situação concreta mostraram a existência de desvios
reduzidos quando comparamos as classificações internas finais e as classificações de
exame, nas duas turmas. No ponto de vista dos alunos esta situação é justificada pelo bom
trabalho que a sua professora desenvolveu.
As estratégias de ensino e aprendizagem são bastante diferentes nestas duas turmas,
na turma A estas são principalmente da responsabilidade da professora e de natureza
essencialmente transmissiva, enquanto na turma B a professora dá ênfase ao trabalho do
aluno e é uma espécie de mediadora.
Já em relação às práticas avaliativas adoptadas, estas mostram-se bastante próximas
e, apesar da professora da turma B desenvolver em sala de aula práticas que envolvem
avaliação formativa, estas não são consideradas pelos alunos como sendo momentos de
avaliação e também não são tidas em conta quando a professora atribui as classificações.
Assim, podemos dizer que em geral, a classificação interna final dos alunos nestas duas
turmas se baseia essencialmente na vertente sumativa da avaliação. This study aims to know and understand how the exam influences teaching
practices, learning and assessment developed by two teachers in a school in central
Portugal.
The strategy used for collecting data follows an essentially qualitative and
interpretive approach, having the classroom observation, focus group interviews with
students, documentary analysis and questionnaires been the preferred instruments .
The results achieved by students in the final internal ratings and in the exam results
were an important tool in the qualitative data interpretation.
The results achieved in this particular situation showed the existence of a reduced
discrepancy when comparing the final internal results and the results of the exam in two
classes. According to the students it is due to the good work that their teacher has
developed.
The teaching and learning strategies are quite different in these two classes. In class
A they are mainly enforced by the teacher and essentially expositive, while in the B class
the teacher emphasizes the students’ work and is a kind of mediator.
In what concerns to assessment practices adopted, these appear to be quite close
and although the class B teacher develops classroom practices involving formative
assessment, these students don’t considered them as stages of evaluation and are not also
taken into account when the teacher assigns the ratings. So we can say that in general, the
final internal classification of pupils in these two classes is mainly based on summative
evaluation.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Fernandes, Domingos, 1953-