Autor(es):
Gomes, Maria João
; Costa, Fernando Albuquerque
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5554
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Tecnologias digitais; Aprendizagem; Relatos digitais; Avaliação em e-learning; Portáteis; Moodle
Descrição
A integração das tecnologias digitais na actividade regular de professores e alunos é, sem dúvida, uma grande ambição para a escola do século XXI (Laurillard, 2008), independentemente do tipo de argumentos mobilizados e dos objectivos que os seus diferentes defensores possam ter em mente. É uma tarefa de grande envergadura e exigência, nomeadamente se a meta for fazê‐lo de forma a abranger todos, sem excepção, em particular os que ainda não iniciaram o caminho e, por isso, ainda não conseguem compreender os benefícios e o verdadeiro potencial das tecnologias para a aprendizagem.
Se aos mais jovens (aos alunos) é reconhecida grande facilidade na manipulação dos novos recursos tecnológicos hoje disponíveis, já no caso
de muitos professores isso parece ainda não acontecer, estando longe de, à forte motivação manifestada quando inquiridos, corresponder um real conhecimento e domínio desses recursos enquanto estratégia de facilitação e potenciação dos processos de aprendizagem.
Esta discrepância entre motivação para a utilização das tecnologias digitais nos processos de ensinar e de aprender e a competência necessária para o poderem fazer com confiança e intencionalidade é bastante saliente no caso de Portugal, conforme mostram alguns dos estudos mais recentes realizados no nosso país. É o que pode concluir‐se, por exemplo, do estudo sobre a utilização das TIC por professores, realizado por Jacinta Paiva e publicado em 2002, bem como o estudo de diagnóstico sobre a modernização tecnológica do sistema de ensino em Portugal (GEPE/ME, 2007), mais recente, de onde sobressaem fortes índices motivacionais dos professores relativamente às TIC. Este último estudo acabaria por estar na base da elaboração do Plano Tecnológico da Educação (Portugal).