Detalhes do Documento

Vinte e cinco anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa d...

Autor(es): Fernandes, Domingos cv logo 1

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5546

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Avaliação Educacional; Avaliação Formativa; Avaliação Sumativa; Avaliação das Aprendizagens; Avaliação para as Aprendizagens; Síntese de Literatura; Revisão de Literatura; Teoria da Avaliação


Descrição
Nos últimos 25/30 anos foram publicados, por autores portugueses, algumas centenas de trabalhos de natureza diversa no domínio da avaliação das aprendizagens dos alunos. Este facto, em si mesmo, torna clara a necessidade de se desenvolver investigação que sintetize o que é que, em Portugal, tem vindo a ser produzido no domínio da avaliação das aprendizagens e que seja capaz de: a) caracterizar globalmente o que tem sido produzido pelos investigadores e estudiosos portugueses; b) identificar e discutir os problemas e os temas que mais têm merecido a sua atenção; c) analisar como é que esses problemas têm sido abordados; e d) contribuir para o desenvolvimento teórico e prático de um domínio científico e pedagógico de reconhecida importância. A investigação foi desenvolvida tendo em conta as seguintes questões orientadoras: 1. Como é que se poderão caracterizar globalmente os livros analisados? 2. Como é que se poderão caracterizar as abordagens utilizadas pelos autores em áreas tão relevantes como a avaliação formativa ou a avaliação sumativa? 3. Que sínteses e reflexões se poderão elaborar relativamente à literatura revista? Esta síntese interpretativa mostrou que muito há ainda a fazer no domínio da avaliação das aprendizagens e, muito particularmente, no que se refere à avaliação formativa. Mas também revelou que há um caminho que foi percorrido ao longo de 25 anos que não devemos ignorar. O que se procurou fazer nesta investigação foi dar-lhe sentido e significado para que se possam prosseguir os esforços já realizados e contribuir para que a avaliação para aprender seja uma realidade cada vez mais presente nas escolas e nas salas de aula. Mas tudo isto é indissociável do desenvolvimento de uma agenda forte no domínio da investigação empírica que possa abrir caminho à construção teórica e à transformação e melhoria das práticas.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia