Author(s):
Marques, Diana Filipa Antunes, 1985-
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/5514
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Professores principiantes; Carreira docente; Indução; Desenvolvimento profissional; Teses de mestrado - 2011
Description
Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 Esta investigação pretende analisar a entrada na carreira docente, procurando
identificar os constrangimentos, descrever e compreender os processos que limitam ou
facilitam a inserção dos professores do 1.º CEB quando iniciam a sua carreira. Destas
finalidades, emergiram as seguintes questões que, no seu conjunto, orientaram o
desenvolvimento deste estudo: 1) Quais os constrangimentos (dúvidas, dificuldades, medos
e problemas) que se colocam ao professor neófito do 1.º CEB à entrada na profissão?
2) Quais as soluções e/ou mecanismos/estratégias de resposta que os professores
identificam como sendo eficazes para colmatar os constrangimentos à entrada na
Profissão? 3) Como actuam os professores experientes para inserirem nos seus contextos
de trabalho os novos professores? 4) Quais as características dos contextos de trabalho que
se revelam facilitadoras e/ou constrangedoras da inserção dos novos professores na
profissão?
No que respeita às opções metodológicas, este estudo centra-se num paradigma
interpretativo, com recurso particular à metodologia survey. O instrumento de recolha de
dados utilizado foi o questionário. A análise dos dados obtidos, muito embora modelada pelo
referencial teórico, seguiu os passos recomendados para a análise de conteúdo.
Os resultados do estudo evidenciam os problemas experimentados pelos professores
em início de carreira, dos quais se destacam problemas relacionados com a sala de aula e
com a escola (relação com colegas, com os membros da direcção e com os encarregados
de educação). Para ultrapassar os constrangimentos, os participantes identificaram várias
soluções, das quais se salientam a necessidade de uma boa relação com os pares e a
importância da criação de um programa de socialização, apoio e acompanhamento por parte
de um tutor. As soluções apresentadas vão ao encontro das investigações, reforçando a
necessidade da criação do período de indução que, em Portugal, coincide com o período
probatório. This research intends to analyse the constraints upon entry into the teaching
profession, and to describe and understand the processes that limit or facilitate the insertion
of the primary school teachers when they start their career. From these aims the following
questions, that guide the development of this study, emerge: 1) What constraints (doubts,
difficulties, fears and problems) face the primary school teachers on entry into the
profession? 2) What are the solutions and/or coping mechanisms/ strategies that teachers
identify as being effective in addressing the constraints on entry into the profession? 3) What
do experienced teachers do to assist new teachers on their arrival at a new school? 4) What
can be identified as a help or a hindrance to the integration of the newly qualified teacher in
their new school environment?
As far as methodological options are concerned, this study centres on an interpretative
paradigm, focussing in particular on survey methodology. The collection instrument used was
the questionnaire. The analysis which accompanied the collation of data, although modelled
by theoretical reference, followed the recommended steps for content analysis.
The study results highlight the problems experienced by teachers early on in their
career, of which the most prominent problems relate to classroom and school (relationships
with peers, management and parents). In order to overcome these problems, participants
identified several solutions, which emphasise the need for a good relationship with peers and
the importance of creating a program of socialisation, support and monitoring by a tutor.
Previous research in this field indentifies the need for an induction for newly qualified
teachers. This induction in Portugal coincides with the probationary period.