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Avaliação do bullying e da disrupção escolar: escalas em estudos portugueses co...

Autor(es): Veiga, Feliciano cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5329

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Disrupção escolar; Bullying; Vitimização entre pares; Avaliação


Descrição
Este estudo foi apoiado financeiramente pela FCT para o período 2010-2013. Em vários países, as escolas estão hoje confrontadas com níveis de indisciplina e violência que, por vezes, tornam difícil um clima propício ao ensino e à aprendizagem. A avaliação de tais ocorrências tem sido feita de formas variadas e com diferentes graus e tipos de estruturação, ora por iniciativas ocorridas na escola, ora mais ligadas a estruturas do poder central (observatórios de violência escolar existentes em vários países), ora derivadas de centros de investigação específica. Neste contexto, o presente estudo inclui, num primeiro ponto, informação acerca da avaliação da disrupção escolar em geral, com a Escala de Disrupção Escolar Inferida pelos professores (EDEI e EDEI-2006)) e com a Escala de Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP). Num segundo momento, procedese à apresentação de novos elementos da adaptação da Peer Victimization Scale, em alunos adolescentes portugueses.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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